Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Crianças aprendem sobre administração pública



A notícia “Gestão Pública: Participação popular precisa ser estimulada”, publicada dia 08 de agosto no Jornal da Manhã, onde especialistas afirmam que quanto mais democrática for a gestão, maior a chance da tomada de decisões ser correta, despertou o interesse dos alunos do Quarto Ano – Turma ‘A’ da Escola Municipal São Silvestre, em Telêmaco Borba, a conhecer a gestão da sua escola e da Secretaria Municipal de Educação. A professora Nerci Lauber organizou uma pesquisa sobre os três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) e os jovens organizaram um questionário com as dúvidas sobre o assunto.

O dicionário foi muito importante na busca do conceito de ‘gestão’. Depois disso, foi feito um comparativo entre as gestões da escola, prefeitura, governo estadual e empresas. Com a pesquisa terminada, a diretora Márcia Alves Camilo Coimbra foi entrevistada pelos jovens, respondendo perguntas sobre a sua gestão na Escola São Silvestre, esclarecendo quais são as suas responsabilidades e dificuldades, quanto tempo ela trabalha nesta área, entre outras questões.

O Secretário de Educação de Telêmaco Borba, professor João Ivanir de Moraes, não ficou de fora. “Levei os alunos até a sede da Secretaria Municipal para entrevistá-lo e aproveitamos para conhecer a estrutura e todos os setores do local. Foi bem interessante porque os alunos não sabiam a dimensão que a educação tem no município, pois só conhecem a nossa escola”, comenta Nerci. Ao retornar para a sala de aula os jovens escreveram textos opinativos sobre a experiência.

A professora avalia positivamente o envolvimento de todos nas atividades. “Percebi um grande comprometimento com relação aos questionários das entrevistas, a curiosidade nas respostas dos entrevistados. Também foi produtivo porque eles tiraram suas dúvidas em relação aos três poderes, entendendo melhor as eleições que serão realizadas em outubro e a responsabilidade de cada um enquanto cidadão. Até poemas homenageando a cidade eles escreveram por saber a importância de termos bons gestores”, finaliza.

Fonte: Jornal da Manhã - Talita Moretto 19/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário