Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Professores de São Tomé e Príncipe encerram curso com visita a jornal O POVO

Foto: André Salgado

Professores do país africano São Tomé e Príncipe visitaram, na tarde de ontem, 12, a redação do O POVO no encerramento do programa Linguagem das Letras e dos Números. 
Durante um mês, 25 educadores estiveram em Fortaleza para receber formação sobre gêneros jornalísticos, variedade linguística, texto literário, aprendizagem cooperativa, importância da gramática e canções.
Promovida pelo Governo Federal, a iniciativa é realizada em Fortaleza desde 2009. Já foram atendidas turmas de Guiné Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Na tarde de ontem, os professores assistiram à palestra da editora-adjunta de Opinião do O POVO, Jacqueline Costa, sobre os métodos de participação dos leitores. Ela lembrou que um dos diferenciais do jornal é dar espaço para alunos e professores publicarem seus textos.
Já o coordenador do O POVO na Educação, Carlos Eduardo, falou para o grupo sobre estratégias de utilização da mídia na sala de aula. “O jornal é uma referência dentro do Ceará e isso torna mais fácil apresentar esse produto para fora do País. Fico emocionado de receber educadores de outros continentes e que ficam encantados com nosso trabalho”, ressaltou.
Para a professora Ester Espírito Santo, 33, natural de São Tomé e Príncipe, o projeto foi bom por dar novas possibilidades de atuação com os estudantes. “Achei importante. Vou poder usar o jornal na sala de aula com uma nova dinâmica”.
No final, o diretor institucional do Grupo de Comunicação O POVO, Plínio Bortolotti, fez palestra sobre gêneros jornalísticos. Esta foi a quarta turma de docentes africanos que participou das formações em 2012.
Responsável pelo último módulo do programa, a professora do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-doutora em Linguística, Mônica Serafim, ressaltou a oportunidade incrementar o trabalho nas escolas. “Eles poderão oferecer novas possibilidades pedagógicas para os estudantes”, disse.
ENTENDA A NOTÍCIA
Promovido em Fortaleza desde 2009, o programa Linguagem das Letras e dos Números é coordenado pelos professores Hélio Barros, Ana Célia Clementino e João Lucas Marques. Este ano, quatro turmas foram atendidas.

Fonte: O Povo na Educação 13/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário