O programa Jornal e Educação – O Diário na Escola, desenvolvido desde 2001 pelo jornal O Diário do Norte/PR, realiza nos meses de setembro e outubro dois concursos culturais denominados Promoção Cultural Semana Nacional de Trânsito (5ª edição) e Concurso Cultural de Gibi (7ª edição). Ambos têm como objetivo principal propiciar que crianças e adolescentes, juntamente com seus professores, desenvolvam um trabalho de leitura crítica diante dos assuntos relacionados às notícias veiculadas nas páginas do jornal e produzam diferentes gêneros textuais.
Na Promoção Cultural sobre a Semana Nacional de trânsito, os alunos escrevem, após o trabalho de leitura, interpretação e produções orais e escritas, frases criativas e de efeito sobre a temática proposta, que é a velocidade. A intenção é que sejam discutidas questões relacionadas às problemáticas do trânsito, através das notícias do jornal, em busca de reflexão, conscientização e ação, e que os participantes sejam multiplicadores de atitudes cidadãs. Os autores das sete melhores frases e seus respectivos professores serão premiados e as produções publicadas em O Diário, de 18 a 25 de setembro, coincidindo, assim, com a Semana Nacional de Trânsito.
As sete frases vencedoras podem ser vistas abaixo:
Aluna Maria Clara, da Escola Municipal 9 de Dezembro.
Aluno Ozéias Felício Barreto, do 5º ano, da Escola Municipal Santo Carraro de Mandaguaçu/PR, sob a orientação da professora Maria Navarrete Rickli.
Aluno Matheus Saymon dos Santos da Silva
Aluno Lucas de Souza Welang, da Escola Municipal Ayrton Playsant, de Maringá.
As alunas Letícia e Nayra, da Escola Municipal Antenor Balarotti, município de Astorga/PR.
Já para o Concurso Cultural de Gibi do Diário na Escola, que acontece entre os dias dez de setembro e dez de outubro, os educadores receberam capacitação, nos dias 27 e 28 de agosto, na oficina pedagógica intitulada “Histórias em Quadrinhos: entre o prazer de ler e a formação do leitor crítico”, ministrada pela professora Ms. Maísa Cardoso. As discussões giraram em torno do papel da escola na formação de leitores críticos, a utilização da linguagem como interação, aspectos e características relacionadas às notícias e as HQs, a mediação do professor na elaboração das HQs, bem como técnicas de elaboração e análise desse gênero textual. Os principais personagens utilizados para discussões foram os da turma da Mônica e da Mafalfa. De acordo com a professora Vilma Ribeiro Martins, da Escola Municipal Pioneiro Geraldo Meneghetti, de Maringá, “a oficina foi muito interativa, trouxe diversas informações práticas e teóricas para usarmos em sala de aula no nosso dia a dia. Possibilitou algumas maneiras de estimular o gosto pela leitura e forma adequada de como abordar os temas, os gêneros textuais.”
Fonte: Blog O Diário na Escola: http://maringa.odiario.com/blogs/odiarionaescola/
Nenhum comentário:
Postar um comentário