Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Jornal é utilizado em sala de apoio



Credito:Colegio Estadual Eurico Batista Rosas (Carambeí)Credito:Colegio Estadual Eurico Batista Rosas (Carambeí)
Professora mostra aos alunos como o conteúdo disciplinar pode estar presente no jornal
No Colegio Estadual Eurico Batista Rosas, em Carambeí, o Jornal da Manhã também é utilizado pela professora Giselle Tramontin na Sala de Apoio [aula de reforço, em contraturno, para aqueles alunos que apresentam dificuldades]. Recentemente, com estudantes do segundo ano do Ensino Médio ela realizou um trabalho de interpretação dos anúncios publicitários como metodologia para o estudo dos gêneros textuais.

Giselle conduziu uma análise das principais características contidas em um anúncio e abordou como são produzidos. Em seguida, os estudantes traduziram as informações para a Língua Inglesa. “O trabalho estimulou bastante os alunos. Percebi que procuraram utilizar mais o vocabulário e interagiram bem com a Língua Inglesa, observando os ‘estrangeirismos’ utilizados no jornal”, conta.
Com os jovens do sexto ano, a atividade contemplou os tempos verbais utilizados nos textos de jornal. Os alunos grifaram alguns verbos encontrados durante a leitura, observando os momentos em que foram utilizados, e criaram poemas baseados nas palavras. Giselle afirma que todos compreenderam a importância de utilizar corretamente os verbos para que a haja comunicação entre redator e leitor.
“O trabalho com o jornal incentiva muito a leitura dos alunos porque são notícias atuais e anúncios reais, fazendo-os ter uma visão mais crítica e dinâmica de seu cotidiano, mostrando que eles fazem parte do meio em que vivem”, completa Giselle.

Versos e Verbos
Produções dos alunos do sexto ano
A feira (Maria Luz)
Cheguei
Entrei!
Experimentei
Gostei
Comprei
Levei
Agradeci
Saí
Leitura (Mateus Camargo)
Ler = imaginar
Refletir - acreditar
Reciclar - sonhos
Transformar...
Apoiar!
Inserir amor, alegria, harmonia, amizade e alegria.

Fonte: Jornal da Manhã - Talita Moretto 14/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário