Escola trabalha com o jornal em turmas de quinto ano desde 2008, inovandonas leituras em sala de aula e estimulando a opinião crítica dos jovens
No mês de agosto, as professoras da Escola Municipal Major Manoel Vicente Bittencourt, em Ponta Grossa/PR, Keila Oliveira e Olga Garczarek, ao perceberem a motivação dos alunos na leitura do Jornal da Manhã utilizaram o seu conteúdo para aprimorar a análise crítica diante dos fatos divulgados.
“Estamos percebendo que nossos alunos têm posicionado de forma mais crítica suas opiniões desde que iniciaram a leitura do jornal, no início deste ano. Agora já conseguem ler uma notícia e analisar se o jornalista expõe todas as partes que envolvem o fato, se consegue ser imparcial ou se está defendendo algum ponto de vista ou ideia”, destacam.
Durante o trabalho foi feita uma análise a respeito das fontes ouvidas pelos repórteres e a discussão foi sobre as notícias da cidade.
Com o exemplar em sala de aula as professoras ensinaram a estrutura do jornal, como a divisão em cadernos, quem escreve, qual a manchete do dia, dentre outros detalhes que ajudam os alunos a encontrarem e interpretarem mais facilmente as notícias, bem como as charges publicadas diariamente. “No início era muito difícil para eles entenderem as charges, sendo que a análise era quase toda feita por nós, professoras. Agora já sabem que ao ler uma charge devem, primeiramente, pensar nas questões políticas da atualidade, pois ajuda muito a entender o texto, e também reconhecem o tom de humor nos desenhos”, explicam.
As professoras colocam que antes estavam preocupadas em desenvolver atividades relacionadas aos conteúdos disciplinares, mas agora as aulas com o jornal se tornaram muito mais que isso: “São espaços de leitura, interpretação e, principalmente, discussão das principais notícias do dia, onde os estudantes expressam sua opinião e percebem que fazem parte da sociedade. Com toda certeza, nossos alunos se tornaram muito mais críticos do que eram no início do ano graças ao jornal”, afirmam as professoras Keila e Olga.
Opinião
“No Jornal da Manhã pude perceber muita coisa, notícias, críticas e muito mais. Gosto do Projeto Vamos Ler porque podemos ver outras escolas, desenhos de alunos criativos. Quando chego em casa, nos dias de levar o jornal, meu pai logo pergunta: ‘Filha, trouxe o jornal?’. E quando dou para ele vai direto na página do Projeto Vamos Ler e às vezes vai nos classificados para ver os jogos. Por isso eu digo que gosto muito do Projeto Vamos Ler!” (Gabrielly)
“Quando comecei a receber o jornal achei muito legal. Eu não entendia direito o jornal e com o Projeto Vamos Ler aprendi muita coisa que não sabia, aprendi também a me interessar pelas notícias. Com o Projeto Vamos Ler vi muitas coisas: crianças incentivadas a escrever poemas com notícias, a desenhar, a criar sua própria charge ou a criar outras coisas. É muito legal ver isso ou fazer essas coisas: cartazes, charges com sua crítica, ou escrever uma redação que envolva o jornal. Os pais também se interessam para ler as notícias e acompanhar o Projeto”. (Evelyn)
Fonte: Jornal da Manhã/PR Talita Moretto
Nenhum comentário:
Postar um comentário