Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Aulas abordam a sustentabilidade



A professora de Língua Portuguesa, Janete Ditzel, e sua colega de Geografia, Luciane Mendes, da Escola Estadual Pio XII, em Irati, levantaram uma discussão sobre sustentabilidade e participação social nas turmas do sétimo ano. A conversa iniciou a partir do anúncio da CCR Rodonorte, publicado em 08 de agosto no Jornal da Manhã, que trazia a pergunta: ‘O que é sustentabilidade para você?’, onde a empresa revela o seu conceito sobre a prática sustentável e expõe os projetos desenvolvidos no âmbito social, cultural, ambiental e educacional. “Nosso objetivo foi discutir o conceito de sustentabilidade e contribuir na formação de indivíduos ambientalmente responsáveis, colaborando, também, com a prática da cidadania”, explicam as professoras.

Os objetivos fixados para este trabalho foram atingidos, os jovens já demonstram preocupação com o futuro do planeta e também das comunidades. “Eles compreenderam o significado de sustentabilidade, percebendo que sua prática não está ligada apenas a grandes projetos, mas às pequenas ações do dia a dia e que essas podem contribuir para um ambiente mais equilibrado e saudável, não comprometendo o nosso futuro”, esclarecem.
O trabalho teve adesão de outros professores da escola que julgam necessário discutir essas questões com os alunos. “É importante abordamos a educação ambiental e auxiliar a construção de uma cultura sustentável que, infelizmente, ainda não faz parte da realidade de nossos alunos. É um desafio, mas a educação também é capaz de promover mudanças realmente significativas em nossos hábitos”, acredita a professora Vanessa.
Para Janete, “é preciso valorizar a vida, respeitar o outro, a si próprio, o ambiente e aqueles que ainda virão. Os trabalhos visando à educação ambiental ajudam a construir comportamentos conscientes e fraternos”.
Após debater o tema, Janete e Luciane levaram para a sala de aula alguns cartões ecológicos produzidos pelo escritor Fábio Yabu e motivaram os estudantes a criarem os seus.
“Sustentabilidade é o desenvolvimento, mas sempre pensando no meio ambiente e nas próximas gerações. Ela é alcançada através das pequenas ações que praticamos” (Alexander - 7º ano A)
“Todos nós temos o dever e a responsabilidade de cuidar do meio ambiente, pois as futuras gerações poderão sofrer. Temos que ter consciência de que a natureza tem um limite para ser explorada” (Lauren Mattuela - 7º ano A)
“Podemos contribuir com a sustentabilidade economizando água, comendo alimentos orgânicos, optando por andar a pé, de bicicleta ou transporte coletivo, separando e reciclando o lixo, por exemplo” (Suzana do Bomfim - 7º ano B) 

Fonte: Jornal da Manhã Talita Moretto 12/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário