Na mesma semana em que o Jornal da Manhã recebeu o segundo prêmio mundial conferido pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA), pela segunda vez consecutiva, o projeto Vamos Ler, do JM, vence um prêmio nacional ao conquistar o primeiro lugar no concurso nacional de Jornal Escolar sobre Liberdade de Imprensa, organizado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ). O jornal escolar premiado foi o ‘Quarto Poder’, um dos três inscritos pelo Vamos Ler, produzido por alunos e professores do Colégio Sesi de Ponta Grossa.
Coordenador geral do Vamos Ler e diretor de Redação do JM, Eloir Rodrigues destaca que a conquista do prêmio é resultado do “trabalho conjunto da coordenação do projeto com a equipe do jornal, escolas e todos os parceiros”. “A conquista destes prêmios reflete a seriedade com que o projeto vem sendo desenvolvido e a credibilidade que o Vamos Ler vem conquistando ao longo destes anos em que já foram beneficiados mais de 25 mil alunos”, manifesta. Rodrigues salienta ainda a amplitude das ações do Vamos Ler, que hoje é o maior programa de responsabilidade social dos Campos Gerais, beneficiando diretamente dez mil estudantes. “O projeto não se resume ao envio de exemplares do jornal para as escolas. Há uma proposta pedagógica envolvida”, explica.
Para a coordenadora adjunta do Vamos Ler, a jornalista Talita Moretto, a proposta do concurso promovido pela ANJ é importante para estimular os alunos. “Poder usar todo o conhecimento, criticidade e opinião de jovens estudantes em um produto de comunicação, que é o jornal escolar, consolida a ação de Programas Jornal e Educação, como o Vamos Ler, em orientar a leitura da mídia e dar espaço para que estudantes e professores exponham sua opinião e participem das decisões sociais, efetivando sua condição de cidadão”, analisa.
Responsável pela Gerência do Sesi/Senai em Ponta Grossa, Denise Beninca de Paula, o prêmio consolida os bons resultados que vêm sendo alcançados por meio do Vamos Ler. “O projeto ampliou e multiplicou o conhecimento para os nossos estudantes. Neste sentido, estas possibilidades associadas à nossa metodologia inovadora, que tem a característica de formar profissionais mais criativos e autônomos, vem nos mostrar que estamos no caminho certo”, considera.
A diretora do Colégio Sesi, Kelly Campones, ressalta que dentro da metodologia da instituição -que prevê o trabalho em equipe através de oficinas de aprendizagem, proporcionando a interação de diferentes áreas do conhecimento- o tema liberdade de imprensa já vinha sendo estudado pelos alunos. “Esse é o foco do Colégio Sesi, trazer à tona todas estas questões. Tudo o que eles aprenderam ao longo do semestre está consolidado no jornal. O reconhecimento por meio da premiação mostra que o que eles aprenderam não ficou na sala de aula”, declara.
O jornal escolar foi elaborado pelos alunos Carla Rafaela Bim, Júlio Felipe Beber, Lucas Pereira, Gustavo Treml, Carlos Bim, José Amilton de Araújo Filho, Lucas Antunes, Christian Rafael Avelar, Eduardo Teixeira, César Silva, Larissa Santos Ostrufka e Flávia Galvet, sob a orientação dos professores Sônia Dupcoski, Patrícia Blum e Emílio Ubiratã.
Estudantes e professores relatam experiências
A professora do Colégio Sesi e uma das orientadoras da equipe que elaborou o ‘Quarto Poder’, Sônia Dupcoski recorda que o tema do concurso coincidiu com as discussões dentro da oficina do semestre. “O jornal foi o resultado de um trabalho feito em equipe, valeu muito a pena”, diz. A educadora Patrícia Blum ressalta que os alunos já são habituados a discutir vários temas atuais. “Eles ficaram bastante empolgados e tiveram a oportunidade de vivenciar o clima de redação, da correria, das mudanças de rumo durante o processo. Este trabalho me fez ter outra visão sobre a produção de um jornal e sobre os próprios jornalistas”, expõe. O professor Emílio Ubiratã destaca que o reconhecimento com o prêmio é importante para todos: “É bom não apenas para o Sesi, para o JM, como também para Ponta Grossa”.
Aluno do 2º ano, Eduardo Araújo Neves Teixeira enfatiza a experiência. “Participar da criação de um jornal foi de uma enorme importância. Aprender como é a vida de um jornalista, saber as dificuldades encontradas a cada dia e ver como é difícil produzir um jornal de qualidade. Sem contar a satisfação de ter ganho o concurso envolvendo o Brasil inteiro”, cita. “Com este jornal pude perceber o quanto a profissão de jornalista não é fácil. Para mim, foi muito gratificante poder ganhar este concurso”, declara César Vicente da Silva. “Fazer o jornal nos trouxe muito conhecimento. O crescimento pessoal é o que vamos levar para toda a vida”, acrescenta Flávia Galvet.
Concurso Cultural terá lançamento nesta sexta
Nesta sexta-feira, o Jornal da Manhã promove um Café da Manhã para oficializar o lançamento da 2ª edição do Concurso Cultural Vamos Ler, que vai envolver todos os alunos em uma ampla discussão sobre o Meio Ambiente. No evento, serão divulgadas as ações que serão desenvolvidas durante esse semestre para promover o debate e a Educação Ambiental.
Prêmios mundiais
Além do prêmio da ANJ, o Jornal da Manhã acaba de receber uma menção especial no Prêmio Mundial Jovens Leitores 2011, organizado pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA), na categoria móbile em reconhecimento à iniciativa de realizar workshops com celulares. Em 2010, o Vamos Ler já havia vencido o concurso mundial de jornais escolares da WAN-IFRA, em que o jornal vencedor foi o ‘Voz da Liberdade’, elaborado pela turma do 5º Ano da Escola Municipal Fulton Vitel B. de Macedo, (Ponta Grossa), sob a coordenação da professora Lourdes Stafin dos Santos.
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