Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Pacientes do Hospital Pequeno Príncipe produzem documentário

O que um trabalho autoral com veículos de comunicação pode fazer na vida de alguém? Um jornal, um vídeo, um fanzine, programa de rádio podem ajudar pessoas a refletirem sobre elas mesmas e seu entorno, sua realidade? Vejam abaixo matéria sobre a criação de um documentário feito por crianças e adolescentes que estão internados no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba. O desenvolimento é da ong Projeto Olho Vivo, com apoio da Lei Rouanet. Esperamos que a matéria seja inspiradora para você!
Crianças e adolescentes internados no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, estão produzindo um documentário sobre a vida dentro do hospital, desde a rotina do tratamento e dos seus familiares até a convivência com outros pacientes e funcionários. A obra é a etapa final do Projeto Oficina de Cinema, desenvolvido por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e patrocinada pelas empresas Ciferal e Omini Financeira. As oficinas ocorrem nos dias 22, 24, 29 e 31 de agosto, das 14h às 16h30.


O trabalho iniciou em abril deste ano. É desenvolvido pela ONG Projeto Olho Vivo e tem como foco, além do ensino das técnicas e linguagem do cinema, o estímulo aos jovens para que olhem e reflitam sobre a realidade particular do local onde estão inseridos. “Acreditamos que este é um caminho válido para o desenvolvimento de um olhar crítico e sensível do indivíduo, num momento da vida em que estes jovens estão expostos a uma realidade diferente”, afirma Luciano Coelho, coordenador.

Durante as oficinas, os pacientes recebem conceitos sobre composição de um filme, incluindo aspectos técnicos e teóricos. Alguns tópicos são privilegiados como a linguagem cinematográfica, a elaboração de roteiro, o manuseio de câmera e a edição. Além disso, são apresentados autores referência, dramaturgos e cineastas.


Até o momento, a Oficina de Cinema teve a participação de aproximadamente 200 pessoas, entre pacientes e familiares. Segundo a supervisora do setor de Educação e Cultura do hospital, Maria Gloss, experimentar outras linguagens é uma oportunidade de ampliar horizontes e possibilidades de quem está internado. “Neste projeto, em especial, percebemos que as crianças chegam com o olho brilhando diante de uma linguagem nova e todo o encantamento, magia e descoberta que o cinema proporciona”, declara.


ONG Projeto Olho Vivo
A equipe do Projeto Olho foi criada em Curitiba em 2005. Nesses seis anos de trabalho, desenvolveu 20 documentários com a participação de mais de duzentos alunos, das mais variadas classes sociais, idades e experiências profissionais. Os temas abordados foram os mais variados, porém sempre com abordagem relevante, como: a Vila das Torres (principal favela da cidade), o trabalho dos catadores e papel, os negros que vivem em Curitiba, as transexuais, a exploração do trabalho infantil, os grafiteiros, etc. Estes documentários hoje fazem parte de uma coleção de 15 DVDs que vêm sendo utilizados em escolas e universidades como um panorama de identidade social e cultural da cidade.


Hospital Pequeno Príncipe
Com 390 leitos, sendo 62 de UTI, o hospital realiza aproximadamente 323 mil atendimentos ambulatoriais, 24 mil internações, 577 mil exames e 17 mil cirurgias ao ano. Cerca de 70% de sua capacidade de atendimento é destinada aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Pequeno Príncipe é o maior hospital de média e alta complexidade exclusivamente pediátrico do País. 

Fonte: Hospital Pequeno Príncipe/Assessoria 25/08/2011 (http://www.hpp.org.br/o-hospital)

Nenhum comentário:

Postar um comentário