Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Blog como ferramenta educativa

Compartilhamos texto muito interessante do Educarede - Fundação Telefônica, sobre blogs como ferramentas educativas. Boas reflexões!

Hoje em dia as TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação) estão muito presentes na vida quotidiana de os/as alunos/as. Se lhes poderia classificar como "homo sapiens digitalis", já que o mundo das TIC faz parte da sua vida quotidiana: uso de telefones móveis, computadores, Internet, etc.


Portanto para poder acercar-nos aos alunos deveremos acolher as TIC como um elemento e recurso integrado dentro da sala de aula.

Em que beneficia o uso das TIC na sala de aula?
  • Favorece a adaptação da educação às novas metodologias de trabalho colaborativo e cooperativo, seja porque as atividades requerem um trabalho em equipe ou porque existem recursos que servem como ferramentas para os realizar (blog, chat, páginas site, etc.).
  • Facilita a aprendizagem significativa, já que são os/as alunos/as os que criam o conhecimento e conteúdos na escola sempre guiados pelo docente.
  • Permite a realização de atividades que antes eram impensáveis: falar com outros países em tempo real; trabalhar em equipe conectados ao mesmo tempo; elaborar montagens de filmes ou vídeos; realizar rádio ou televisão.
Uma ferramenta simples para ir começando: O blog

Pois bem, um recurso simples que não requer muitos conhecimentos de informática é o blog. É uma ferramenta da web que permitirá potenciar no alunado novas competências conformes com as exigências da sociedade da informação ao mesmo tempo que se podem trabalhar temas relacionados com a matéria.


Os blogs constituem uma ferramenta eficaz para a gestão do conhecimento.

Mas, o que é um blog?
É um tipo de página de site que se atualiza periodicamente, mostrando textos, artigos, imagens, vídeos ou áudios de forma cronológica de um ou vários autores. É um diário no que podem consultar e interatuar todos aqueles que digitem a direção em Internet.

Como se cria um blog? Como se utiliza?
As ferramentas para criar um blog as encontrará em Internet. Estas funcionam como modelos pré-configurados para a gestão do conteúdo e do seu desenho de apresentação. Ademais são gratuitas.

Para começar a criar um blog deve ter claro ao menos os seguintes pontos:
  • O lugar onde queira alojar ou criar seu blog (facilitamos uma lista de alojamentos gratuitos: ECuaderno). Isto determinará os possíveis formatos que se queira dar ao blog.
  • O título do blog.
  • O usuário e a senha chave.
  • Ter uma conta de correio eletrônico.
Agora já se pode começar a publicar no blog. Recomendamos introduzir alguma categoria ou tema para esse texto determinado. A partir daí poderá colocar algum link que pareça interessante para seu blog, incorporar imagens, áudio…


Para que serve um blog na aula?
O blog como ferramenta web permite atingir uma série de objetivos na hora de transmitir o conhecimento que em ocasiões não se poderia realizar por outros meios mais convencionais, já que:
  • Facilita o acesso à informação. A Internet é a maior biblioteca, hemeroteca, audioteca, videoteca… à que se podem ter os/as alunos/as para aumentar as possibilidades de aceder ao conhecimento.
  • Enriquece e favorece o processo de ensino-aprendizagem.
  • É um meio idôneo para a aprendizagem e desenvolvimento das competências digitais tão úteis na sociedade da informação atual: buscar, conseguir, entender e comunicar informação para criar conhecimento. Rompem-se os “muros da aula”.
  • Abre espaços inovadores de comunicação e interação, tal e como se pode comprovar no seguinte mapa conceitual sobre o uso do blog na comunidade educativa. O/a aluno/a tem voz para poder participar na elaboração da sua aprendizagem,
  • Geram-se novos vínculos e redes sociais que depois se podem transladar a um meio presencial.
  • Permite e favorece o trabalho colaborativo (trabalho em rede).
E a nível mais prático, por que é vantajoso usar um blog na aula?
Porque após “colocar” as propostas de escrita podem-se:
  • realizar exercícios interativos (podcast, hotpotatoes ...);
  • valorizar o processo de ensino-aprendizagem; continuar com os temas que ficaram pendentes na aula;
  • propor exercícios ou leituras de textos;
  • expor interrogantes ou resolver dúvidas que a determinadas idades não se expressam de forma presencial;
  • comentar os acontecimentos da aula; criar novos projetos como grupo-classe;
  • dialogar ou debater sobre um determinado tema;
  • facilitar a interação na aula;
  • melhorar o trabalho individual e, como conseqüência o trabalho em grupo,
  • propiciar o aumento da autonomia e dos hábitos de estudo e trabalho, para desenvolver capacidades e competências, para avaliar de uma forma diferente provocando menos stress e desmotivação.
Por que não o prova?
Como organizo o blog para a aula?
A incorporação desta ferramenta dentro da aula não deve supor um grande transtorno para a atividade docente, senão um apoio a seu trabalho. Trata-se de administrar o tempo que se vai a dedicar à cada coisa e integrar o blog como um elemento a mais para a aprendizagem.

É importante ter em conta os seguintes aspectos:
  • Temática e finalidade do blog da aula.
  • Metodologia de uso. Isto é, como se vai utilizar.
  • Temporalização. Quando se vai atualizar: semanalmente, mensalmente, diariamente.
  • Localização: dentro da aula, como tarefa escolar para casa…
  • Destinatários (quem o vai utilizar): os/as alunos/as da aula, a comunidade educativa, outras escolas, outras classes.
  • Avaliação. Dos objetivos marcados quais se podem utilizar para a avaliação de os/as alunos/as.
Como se pode observar tem praticamente a mesma estrutura que um projeto escolar, simplesmente que - neste caso - incorporamos uma metodologia diferente (o blog), obtendo uma dupla finalidade: que os/as alunos/as aprendam mediante as TIC, e que os/as docentes se adaptem à sociedade atual.

Recursos em Sites para começar com os edublogs ou blog de aula.

http://www.aulablog.com/: ajuda a quem queira iniciar-se no mundo dos blogs educativos.
http://www.tinglado.net/: blog coletivo, que oferece atividades realizadas com os recursos multimídia disponível de forma gratuita em Internet.
http://ciberaulas.blogspot.com/ 
http://concursoeducared.org.pe/blogs2010/planeta2/category/notas-al-profesor-bloguero: blog colectivo, con recomendaciones para los profesores que deseen comenzar a trabajar con blogs en el aula.

Isto são só alguns exemplos do amplio mundo dos blogs educativos.
Exemplos de usos educativos:

Como ferramenta de suporte aos conteúdos curriculares: Aula de latín, Taller de Blogs, IES Ortuella, Reflexiones en ELE
Como espaço para a participação de os/as alunos/as: Lenguablog, EPLANETA
Como armazem de recursos para a aula: O Tinglado, Recursos para trabalhar na aula
Como agenda de classe: Agenda de 6º A
Como boletim de notícias da atividade dos centros: 2dmanjón, CEIP Pablo Sorozabal, CEIP La Jota
Como veículo para desenvolver projetos colaborativos: ECOURBAN, Teu Blog em meu Blog
Como ferramenta de formação docente: Blogge@ando, Tic Docente, Relatos sobre pedagogía.
Como plataforma de difusão das atividades da biblioteca escolar: A nosa biblioteca 3.0, A la biblio del S’Agulla
Como espaço de reflexão sobre o exercício da docência: Aulablog, Zibereskola, Educa’t, educa’m
Para ampliar conhecimentos sobre Música: Aula de música
Para ampliar conhecimentos sobre Língua: Dar-lhe à língua
Para ampliar conhecimentos sobre Física e Química: Recursos Física e Química e algo mais
Para ampliar conhecimentos sobre Educação de adultos: Educadultos
Para ampliar conhecimentos sobre Francês: Fle d’artifice
Para ampliar conhecimentos sobre Formação Profissional: Aula Taller Virtual
Para ampliar conhecimentos sobre Filosofia: Boulesis
Para ampliar conhecimentos sobre Matemáticas: Frantematicas

Texto extraído e adaptado de: http://apiedeaula.blogspot.com/


ATIVIDADES

Criando… Recreando


Objetivo: Potenciar o uso dos blogs a nível individual, no nível de grupo-classe e a nível escolar. Esta atividade é muito simples mas é a base do trabalho com este suporte.

Desenvolvimento: Os/as alunos/as deverão fazer uma primeira aproximação aos blogs buscando informação em Internet relacionada com blogs de outros alunos/as. Depois criaram o seu. Uma vez que cada um de os/as alunos/as tenha criado seu blog, se dividem em equipes de 4 ou 5 e realizam um pequeno desenho do que gostariam que aparecesse no blog do grupo-classe: imagens, comentários, atividades, trabalhos, etc. Após realizar esse esquema, na cada grupo o porão em comum e se decidirá entre toda a classe o tipo de blog que desejam realizar. Se escolherá por sorteio a 6 membros da classe que o queiram desenhar, sempre interatuando com o resto do grupo e acolhendo suas decisões. O único requisito é que nesse blog tenha um apartado de links com todos os blog de os/as alunos/as. Por último se lançaria a proposta ao colégio para poder criar por cursos um jornal a nível escolar.


Contatando… com outras escolas

Objetivo: Criar um blog onde os/as alunos/as criem projetos cooperativos que termine numa excursão para melhorar as redes sociais virtuais e presenciais.


Desenvolvimento: Primeiramente o docente estabelece uma relação com outros docentes interessados em participar neste projeto. Elaboram conjuntamente um blog de atividades onde os/as alunos/as tenham que resolver trabalhos em grupo: debates, diálogos, etc. A única condição é que sempre têm que chegar a um ponto de consenso. Os/as alunos/ não conhecem os centros que intervêm dentro da atividade. Uma vez tenham resolvido todas as atividades, os/as docentes, estabelecem uma atividade final (tipo jogo de pistas) onde os participantes, mediante diferentes ferramentas tecnológicas (móveis, gps, utilizando Googlemaps,…), possam encontrar ao colégio com o qual estão trabalhando.

Quer ver mais? Acesse: http://www.educared.org/global/premiointernacional/blog-herramienta-didactica1

Fonte: EducaRede

Um comentário:

  1. massa essa ferramenta, vou indicar para a turma de alunos do colegio imirim sp, bacana, recomendo a leitura

    ResponderExcluir