Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Prêmio mundial com missão cumprida - Reportagem de A GAZETA inspirou projeto e ganhou comenda

Frederico Goulart


A história das casinhas brancas de janelas azuis - símbolo da cultura pomerana - que desapareciam do cenário rural do Estado ao serem vendidas por até R$ 4,5 mil ganhou o mundo: uma reportagem de A GAZETA sobre o tema foi reconhecida com um prêmio internacional, da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA).

Legenda/Foto: Erminio Bullerjahi, com sua neta Lane, foi um dos descendentes de pomeranos entrevistados
Publicada em 18 de outubro de 2010, com texto da jornalista Vilmara Fernandes e fotografias do repórter fotográfico Gildo Loyola, a matéria - de três páginas - serviu como denúncia. E, meses depois, foi a inspiração para o projeto "Lar Doce Lar, quanto vale sua história", na Escola Fazenda Frans Schneider, de Santa Maria de Jetibá, Região Centro-Serrana.

Com o projeto, educadoras pretendiam sensibilizar as crianças sobre a situação das moradias características da região.


Programa
Incorporada ao programa A Gazeta na Sala de Aula, a iniciativa das professoras rendeu à GAZETA o prêmio Commend na categoria Newspaper in Education Program - Programa Jornal e Educação.

Quase dois anos após o início do projeto, a proposta provocou em Santa Maria de Jetibá uma mudança de pensamento sobre as moradias de madeira. Antes, ao serem desmontadas, as peças eram transformadas em móveis para o mercado de decoração e antiguidades.



"Se antes as crianças tinham vergonha das casas, hoje o sentimento é de orgulho", diz a professora Brunelle Jastrow. Ela foi uma das responsáveis por destrinchar a reportagem em vídeos, análises, visita a uma casatípica pomerana e concurso de desenho, entre outras atividades.


Cristina Barbiero Moraes, coordenadora de A Gazeta na Sala de Aula, aponta que outra vantagem da iniciativa foi "desenvolver nas crianças um espírito crítico sobre sua história".
Vilmara Fernandes também destaca a reflexão que a matéria promoveu. "Fizemos nosso papel, que é denunciar. É fantástico saber que seu trabalho fez uma comunidade inteira refletir".

Gerente de Comunicação Empresarial da Rede Gazeta, Letícia Lindenberg diz que o prêmio é o reconhecimento de um trabalho de 16 anos, que "ganha ainda mais valor quando se consideram a quantidade e a força dos países envolvidos".

"Com o projeto, casas deixaram de ser vendidas e passaram até a ser ampliadas", Nilton Capaz, chefe da divisão de Cultura de Santa Maria de Jetibá


"O que nos envaidece é saber que a reportagem e o projeto foram úteis para uma comunidade", Letícia Lindenberg, gerente de comunicação.


Fonte: A Gazeta/ES 28/07/2011 Fotos: Gildo Loyla e Marcos Fernandez
Foto: Cristina Barbieri, cordenadora do "A Gazeta em Sala de Aula", Vilmara Fernandes e Leticia Lindenberg: reconhecimento do trabalho do jornal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário