Clarice López de Alda (ao centro) e demais integrantes do Instituto GRPCom: esforço premiado
“Trabalhamos arduamente para isso. É um projeto sério que vem sendo construído nos últimos 11 anos com a parceria das universidades. Conseguimos um resultado muito interessante”, diz a diretora-executiva do Instituto GRPCom, Clarice López de Alda. O instituto é o responsável pelo Ler e Pensar. Ao longo de mais de uma década, foram atendidas cerca de mil escolas públicas e particulares do Paraná, envolvendo 11 mil professores e 600 mil alunos. Somente em 2011, estão cadastrados 27 municípios, 1.759 professores e 70 mil estudantes.
Os projetos vencedores, um por categoria, recebem um prêmio de mil euros e a inscrição para o 63.º Congresso Internacional de Jornais, que ocorre de 12 a 15 de outubro em Viena, Áustria. Além da categoria principal, a WAN premiou três outras categorias: “Conexão com dispositivos móveis”, “Prêmio Natasa de Redação Jornalística” – para a iniciativa de parque gráfico destinada a familiarizar os jovens com o mundo da produção de jornais – e a categoria “NIE Digital”, voltada aos educadores que desenvolveram o melhor conjunto de planos de aula que usam versões eletrônicas de jornal.
Recurso
No caso do Ler e Pensar, o projeto funciona da seguinte forma: escolas e professores recebem a Gazeta do Povo para trabalhar o conteúdo com os alunos em sala. Assim, o jornal passa a ser um recurso pedagógico facilitador e de estímulo à leitura. “Muitas crianças nunca tinham visto o jornal antes, porque em casa os pais não tinham o hábito de leitura. Isso passa a ser uma novidade para elas e, dessa forma, os professores conseguem fazer coisas incríveis. As crianças aprendem, por exemplo, a diferenciar os diversos tipos de discursos existentes no jornal. Percebem que o anúncio publicitário é diferente da reportagem e da charge”, explica a jornalista Marleth Silva, conselheira do Ler e Pensar.
Além de ter a Gazeta gratuitamente, a cada 15 dias as escolas recebem o Boletim de Leitura Orientada (Bolo), com sugestões de atividades a serem produzidas a partir das matérias publicadas no jornal. Há fundamentação pedagógica que segue os parâmetros curriculares municipais de cada área do conhecimento. O projeto prevê ainda a formação continuada dos professores, elaboração e distribuição de material didático em parceria com universidades.
EFICIÊNCIA
Resultados atestam a eficiência do Ler e Pensar. Confira alguns números com base em pesquisas feitas junto aos educadores participantes do projeto:
- 90% dos 27 municípios atendidos pelo projeto em 2010 elevaram sua nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A média passou de 4,62, em 2007, para 4,92 no ano passado.
- 92% dos professores participantes aprovam e reconhecem a proposta, a metodologia, a importância e os resultados do projeto.
- 96% dos docentes apontam que os principais benefícios do Ler e Pensar são: incentivo à leitura, melhoria na interpretação e produção de textos; e compreensão dos conteúdos curriculares, pois o jornal dá significado ao ensino e à aprendizagem.
- 85% dos professores participantes dizem que o projeto aproxima os conteúdos escolares da realidade do aluno, tornando a aprendizagem mais fácil.
- 87% desses educadores envolvidos com o Ler e Pensar afirmam que as atividades sugeridas pelo projeto, por meio do Boletim de Leitura Orientada (Bolo), impactaram positivamente na comunidade escolar.
- 95% dos professores participantes constataram que o projeto provocou melhorias no desenvolvimento intelectual e comportamental dos alunos.
Fonte: Gazeta do Povo 28/07/2011 Foto: Marcelo Elias
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