Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Projeto com jornal ganha 2º lugar no concurso Educadores Inovadores da Microsoft

A professora Vera Beatriz Hoff Pagnussatti, do Colégio Estadual Eron Domingues, de Marechal Cândido Rondon/PR, ganhou o segundo lugar do Concurso Educadores Inovadores da Microsoft, na categoria Inovação em Comunidade, com o projeto "Jornal: Diferentes suportes, diferentes generos discursivos".

A Fundação Torino, de Belo Horizonte/MG ficou com o primeiro lugar na categoria Educador Inovador Escolas Particulares, com o projeto Rádio História, sob a responsabilidade do professor Marcus Vinícius Leite.


Já o Colégio Dante Alighieri, de São Paulo/SP, ganhou o segundo lugar na categoria Educador Inovador Escolas Particulares, com o projeto "Dante em foco: Jornalismo e educação dão o que falar, escrever, filmar", cujo responsável é a professora Valdenice Minatel Melo de Cerqueira.

Compartilhamos com vocês a descrição de cada um desses projetos e parabenizamos as professoras Vera e Valdenice, o professor Marcus e todos aqueles que fazem do jornal e outras mídias um parceiro da educação!

A professora Vera também foi escolhida a Educadora Inovadora do ano de 2011. Esperamos que todos os nossos queridos educadores que trabalham com jornal, inspirem-se e enviem seus trabalhos a prêmios como esse.

"Jornal: Diferentes suportes, diferentes generos discursivos".Descritivo: Para tornar as aulas de língua portuguesa mais produtivas e interessantes, a professora idealizou a produção de um jornal impresso e online como recurso didático, visando à interação dos alunos com a comunidade, tornando-os leitores e autores de diferentes gêneros textuais, inclusive para as mídias sociais. Os alunos puderam se familiarizar com os diversos recursos tecnológicos utilizados na elaboração do projeto, que teve duração de cinco meses. Desde a produção de reportagens no Word como a divulgação por blog. A 1ª edição do Jornal do Colégio foi enviado gratuitamente junto com o jornal local O Presente (com tiragem de 4 mil exemplares) para todos os assinantes e alunos do colégio.



Rádio HistóriaDescritivo: Por meio do recurso de podcast, os alunos das turmas do 8º ano do ensino fundamental se transformaram em locutores e repórteres de uma rádio virtual, onde narraram eventos da história do Brasil e do mundo como se fossem fatos contemporâneos. O projeto consistiu na pesquisa de conteúdo histórico em livros didáticos, produção e correção dos textos para narração, gravação e edição do áudio no computador, montagem de áudio-imagens no Movie Maker para publicação do conteúdo em um blog na internet e divulgação em redes sociais. O trabalho teve como objetivo tornar a história mais tangível e próxima a vida cotidiana dos estudantes.





"Dante em foco: Jornalismo e educação dão o que falar, escrever, filmar"
Descritivo: O projeto consiste em um workshop de jornalismo para um grupo de alunos interessados em desenvolver produções escritas com base em técnicas e linguagens jornalísticas. As oficinas, de produção multimídia, foram orientadas por uma jornalista e pela educadora, que incentivavam os alunos a analisarem jornais e revistas, produzirem conteúdos e criarem materiais impressos. Eles utilizam o Live@ Edu, Powerpoint e Word, para produção e troca de conteúdos e fizeram a cobertura jornalística de eventos do Colégio para a TV Dante (webtv do colégio), que divulgaram em blogs e redes sociais. Para sua realização os alunos exploraram as tecnologias digitais de câmeras fotográficas, filmadoras, notebooks e outros equipamentos.


Conheça os outros projetos vencedores no site: http://www.educadoresinovadores.com.br/

Fonte: Educadores Inovadores/Microsoft

Nenhum comentário:

Postar um comentário