Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Minirredação e Clube do Cruzeirinho - Projeto aproxima jornal dos jovens leitores

Compartilhamos matéria publicada no jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba/SP, que criou um projeto especial para crianças e adolescentes. É a minirredação do Cruzeirinho, suplemento infantil do veículo. A iniciativa permite a esse público que visita o jornal uma interação mais próxima com a história e funcionamento do Cruzeiro do Sul, que também lançou o Clube dos Leitores do Cruzeirinho.
Só lembrando, o Cruzeiro do Sul desenvolve o Programa Ler é Prazer, que faz parte do Programa Jornal e Educação da Associação Nacional de Jornais.
Esperamos que a leitura seja inspiradora!!!
Cristiane Parente (Coordenadora-Executiva do Programa Jornal e Educação/ ANJ)

O jornal Cruzeiro do Sul inaugurou ontem mais um projeto de incentivo à leitura e à Educação: a minirredação para estudantes que visitam a sede do jornal e da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA). Além disso, foi lançado também o Clube dos Leitores do Cruzeirinho. A iniciativa permite às crianças e adolescentes que visitam o jornal uma interação ainda mais próxima com a história e o funcionamento do Cruzeiro do Sul. "Eles são os leitores de agora e do futuro. Podem não só aprender como ensinar, de alguma forma, a direção que deve tomar o jornalismo no futuro", comenta o presidente da Diretoria Executiva da FUA, Laelso Rodrigues.


A escola que inaugurou o novo projeto foi a E.E. Carlos Augusto de Camargo, de Piedade, com mais de 30 alunos da 7ª série. As visitas escolares já existem há anos mas são retomadas agora, após a reforma na sede da FUA, em um novo formato. A professora Lilian da Rocha Rodrigues, que ensina História e Geografia para a classe comentou: "Depois da visita, metade da classe vai querer ser jornalista", salientando o entusiasmo das crianças. A visita, agendada pela professora de Português, Alzira Maria Ponciano Gonçalves, começou com a visita à minirredação.

Cada um tirou uma foto 3x4 para colocar na carteirinha de sócio do Clube dos Leitores do Cruzeirinho, preparada por Gabriela Lopes de Caria Silva, com apoio de Reinaldo Oliveira. No auditório, os estudantes ouviram sobre a criação do jornal na História e sobre como surgiu o jornal Cruzeiro do Sul, 108 anos atrás, com explicações da monitora Débora Bertoni. O funcionário Valner Matheus fotografou os alunos para o jornal on-line e também para que depois eles levassem uma réplica da capa do jornal com a foto de toda a turma, preparada pelo funcionário Emerson de Godói Soares.

Depois de um lanche, as crianças conheceram o Centro Administrativo do jornal, onde funcionam todos os departamentos da empresa, desde a equipe de vendas de assinaturas até a redação. Aprenderam como se faz um jornal no dia a dia, viram fotos e reportagens de arquivo.

De volta à minirredação cada um recebeu sua carterinha de sócio do Clube de Leitores do Cruzeirinho, o fac-símile da capa do jornal "noticiando" a visita, um gibi que conta sobre a história e a confecção do jornal e um estojo. Todo o projeto da minirredação e do Clube têm a supervisão do consultor editorial do Cruzeiro do Sul, José Carlos Fineis.

Incentivo
Desde 1964, o jornal Cruzeiro do Sul é mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), instituição filantrópica e sem fins lucrativos. Um dos principais objetivos da FUA é o estímulo à Educação. Hoje, isso ocorre em pelo menos três frentes: nas escolas Colégio Politécnico e Lar Escola Monteiro Lobato e através do projeto "Ler é Prazer" que distribui aproximadamente 50 mil exemplares do suplemento Cruzeirinho para todos os alunos da rede municipal de ensino de Sorocaba e Votorantim. Somando-se aos 30 mil que vão aos assinantes, são aproximadamente 80 mil exemplares do Cruzeirinho todas as semanas.

O suplemento é tratado com tamanha isenção que sequer publica anúncios de propaganda. O "Ler é Prazer" está, inclusive, inserido no Projeto Jornal Educação, da Associação Nacional dos Jornais (ANJ).

Fundada em 17 de agosto de 1979, a ANJ conta atualmente com 152 empresas jornalísticas associadas, responsáveis por mais de 90 por cento da circulação brasileira de jornais, e duas empresas colaboradoras.

A minirredação e o Clube dos Leitores do Cruzeirinho vêm se somar a isso como mais um incentivo à leitura e ao ensino através de um olhar crítico ao jornalismo oferecido aos leitores desde a infância.

Para o jornalista José Carlos Fineis, consultor editorial do Cruzeiro do Sul, "o projeto da minirredação foi planejado em cada detalhe para proporcionar às crianças e adolescentes um passeio inesquecível, repleto de pequenas surpresas e de momentos agradáveis, em que o Jornalismo e a Educação se cruzam naturalmente. É um trabalho que integra vários setores da FUA, e ao qual todos os funcionários envolvidos estão se dedicando com grande vitalidade, pois é muito bom sentir que estamos ajudando a difundir o hábito da leitura, trazendo crianças e adolescentes para dentro deste universo em que vivemos, o universo da informação".

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul/ Helena Gozzano/ Foto: Luiz Setti 10/08/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário