Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Professora lança livro com textos ‘de mãe para filha’



Primeira obra da professora de história aposentada Helena Zarvos, "Anjo de procissão (carta aberta para minha filha)" foi publicado pela editora Somos, da Folha da Região, recentemente. O livro traz, em 108 páginas, textos reflexivos de uma mãe para sua filha.

"O livro é uma espécie de carta à minha primeira filha. É a história de minhas ideias, uma coletânea de reflexões e experiências, passadas de uma mãe para outra mãe", afirma a autora.

Nas páginas, segundo ela, estão conselhos de como uma mulher se porta após o amadurecimento. "Fala ainda das dificuldades de crescer em uma cidade ultraconservadora e de como encontrei liberdade com a formação universitária", diz Helena, que nasceu em Lins, passou 30 anos em São Paulo, e voltou à sua cidade natal.

A professora afirma que começou a escrever o conteúdo do livro em 1984, mas só resolveu publicar após a aposentadoria, já que a intenção inicial era apenas mostrar à sua filha ou à família "Escrevi em 84, deixei guardado. A partir de 96 comecei a mexer nos textos. Editei, revisei e reescrevi, mexendo no formato agora, em 2011. Em julho, minha filha estava para sair de casa, pois se casou, e achei que fosse o momento certo para o livro", conta.

"O que me fez escrever foi uma cobrança interna para compartilhar o aprendizado rigoroso e profundo de uma vida que agora chega à maturidade. E uma velha mestra não perde o hábito de ensinar alguma coisa", afirma a autora de 64 anos.

HISTÓRIA
Para ela, um livro foi a melhor forma de comunicação que encontrou para compartilhar suas memórias. "Compartilhar uma história em um livro é mais do que viver e simplesmente guardar para si; é mostrar escolhas, reflexões, oferecer algo bom às pessoas. A internet leva ao contato imediato, embora seja abrangente. O livro aproxima de uma forma profunda pessoas que não conhecemos e que acabam tocando nossa alma".

A história de sua família e uma espécie de manual para envelhecer bem são os temas dos próximos dois livros que ela pretende publicar.
Helena afirma que tem planos para realizar um lançamento de sua primeira publicação na cidade de São Paulo entre outubro e novembro. O livro pode ser adquirido por R$ 20,00 no "Mosaico - Café com letras", que fica na rua Floriano Peixoto, 1796, em Lins. O telefone é (18) 3523-6205.


Fonte: Blog do Programa Ler para Crescer - Folha da Região/ TextoTalita Rustichelli 23/08

Nenhum comentário:

Postar um comentário