Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A Tarde Educação na Escola Municipal Padre José Gomes Loureiro – Relato da diretora Fabiana Costa

O programa A Tarde Educação, desenvolvido pela jornal A Tarde, em escolas da Bahia, foi implantado na Escola Municipal Padre José Gomes Loureiro há cerca de um mês. Veja o relato da diretora da escola, Fabiana Costa, sobre esse caminho inicial.


“Em proporcionar aos educandos um dia letivo diferenciado dos demais dias da semana, usamos as estratégias que pudéssemos atrair os alunos de forma prazerosa oferecendo atividades lúdicas e sócio-educativas no intuito de conquistá-los a participar ativamente destes dias, então propusermos aos alunos que disséssemos através do manuseio e descoberta do jornal  A TARDE o que temos na escola que eles  gostam e o que não gostam, usando como fontes de pesquisas as matérias do jornal”, afirma a Diretora Fabiana de Oliveira Costa..

Antes trabalhamos: O que traz o jornal A TARDE? Como usá-lo? Como é composto? Quais as  classificações que ele oferece? 



Depois, oferecemos os jornais a equipes que escolheram o que mais lhes atraia no jornal. Qual a reportagem em destaque, etc...

Por se tratar de sábado letivo temos o privilégio de ter o suplemento A TARDINHA que foi um sucesso para as crianças. Elas não sabiam que havia jornal para criança. “Tia, tem jornalzinho de criança, é? Maneiro!!”, disse um deles para a diretora.

Foram feitas leituras, observações, discussões que proporcionaram a construção dos cartazes.

Uma coisa curiosa foi que neste dia precisamente, estudávamos pássaros e a capa do A TARDINHA falava das corujas. Foi um sucesso!

Passamos a colocar todos os encartes de A TARDINHA numa pasta para colecionarmos e fazermos as leituras posteriormente.

As atividades dos sábados letivos foram assim batizadas de CURTINDO O SÁBADO NA ESCOLA".  Diretora Fabiana de Oliveira Costa


Fonte: A Tarde Educação 31/08/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário