Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Estudantes analisam e criam títulos

Leitura interpretativa das notícias auxilia
no estudo da língua portuguesa


Em Ponta Grossa, a professora da Escola Estadual Francisco Pires Machado, Simone Bueno, mostrou aos alunos do 6º Ano A e B a importância de localizar as principais informações em um texto jornalístico, para que entendam como o título é importante em uma notícia. Além disso, a prática possibilitou estudar os tempos verbais e sua colocação nas frases.



Simone utilizou duas aulas para realizar a prática. Em um primeiro momento, a análise de textos e títulos foi essencial para o desenvolvimento do trabalho. “Mostrei aos alunos que as notícias tratavam de assuntos que já haviam acontecido e que por isso os verbos estavam no pretérito, mas que no título os verbos estavam no presente do indicativo. Debatemos o motivo dessa escolha para que eles percebessem que isso dava maior força ao título”, explica a educadora.


Em seguida, em grupos, os escolares analisaram apenas os textos das matérias [selecionados por Simone] e criaram títulos que acreditam corresponder ao assunto, lembrando das recomendações da professora: “o título deve ser curto e anunciar a informação principal do texto, e deve conter um verbo, preferencialmente no presente do indicativo”. Depois, ela mostrou os títulos originais. A educadora explica que “alguns grupos conseguiram utilizar bem o verbo e criar títulos que se aproximavam dos originais, mostrando que haviam conseguido fazer uma leitura eficiente do texto. Outros, apesar de não utilizarem o verbo, também conseguiram identificar o assunto principal da notícia, mas houve aqueles que não conseguiram utilizar o verbo, nem demonstrar que haviam entendido o texto, destes o título ficou bastante confuso ou distante do original”.


A professora esclarece que a atividade ajudou bastante a diagnosticar os problemas de leitura dos alunos e a traçar novas estratégias para que eles consigam aproveitar mais a leitura de textos jornalísticos.

Fonte: Jornal da Manhã 25/08/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário