Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Vamos Ler participa de encontro da ANJ


Coordenadora do Vamos Ler, Talita Moretto, participa de Encontro da ANJ

Acontece entre os dias 17 e 19 de agosto, em Salvador/BA, o Encontro Nacional de Coordenadores de Programas Jornal e Educação, realizado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ). O anfitrião deste ano é o programa ‘A Tarde Educação’ - em atuação nas escolas da Bahia desde 1996 -, realizado pelo jornal A Tarde. O encontro é anual é reúne coordenadores de 63 programas existentes hoje no Brasil, para um momento de troca de experiências, atualização e renovação.

Na manhã de hoje, alguns coordenadores, como Luciane Alcântara, do A tarde Educação; Ricardo Pastorelli, do ‘O Diário na Escola’ (O Diário do Norte de Maringá/PR); Ana Gabriela Simões, do ‘Ler e Pensar’ (Gazeta do Povo – Curitiba/PR) - programa vencedor na categoria Programa Jornal e Educação, no Prêmio Jovens Leitores 2011 -; e Talita Moretto, do ‘Projeto Vamos Ler’ (Jornal da Manhã), apresentarão ações bem sucedidas de seus programas. “Falarei um pouco sobre a oficina criada para uso pedagógico do celular em sala de aula, com a qual conquistamos a “Menção Especial” na categoria Mobile no Prêmio Jovens Leitores 2011, e também sobre minha pesquisa da relação do projeto político-pedagógico com o jornal, realizada na conclusão de minha especialização em Tecnologias na Aprendizagem / Educomunicação”, explica Talita.
No dia 18, está programada uma visita à sede da Cipó Comunicação Interativa, e à Creche Monsenhor Luigi Giussani, bem como uma mesa-redonda sobre Políticas Públicas, com Fabiano dos Santos, diretor da área de Livro e Leitura do Ministério da Cultura (MINC), e com Kleber Rocha, diretor de Fomento e Incentivo à Cultura (MINC). Também estará presente Leandro Fialho, consultor do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação (MEC).
O dia 19 foi destinado para discutir Cultura Digital, iniciando com uma palestra de Nelson Pretto, da Universidade Federal de Brasília (UFBA), e na sequência os coordenadores participarão de uma oficina com Priscila Gonzales, da Fundação Telefônica.
Este ano o evento será prestigiado por cerca de trinta coordenadores, de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.

Entenda o que é Programa Jornal e Educação
O que a Associação Nacional de Jornais (ANJ) considera como um Programa Jornal e Educação (PJE)?
Toda e qualquer iniciativa levada a efeito por empresa a ela associada, que esteja comprometida com a promoção da leitura num sentido amplo e tenha como público-alvo estudantes de quaisquer níveis, segmentos de ensino e ou entidades que desenvolvam ações educativas, numa perspectiva efetiva de formar leitores críticos, fomento ao acesso à informação, construção da cidadania e participação social.

Qual o status do PJE dentro da estrutura da ANJ?
É a principal ação de responsabilidade social da Associação. Sua gestão e desenvolvimento integram as atribuições do Comitê de Responsabilidade Social ANJ.

Os PJEs podem ser classificados como ações de Responsabilidade Social Empresarial dos Jornais?
Sim. Este tipo de projeto é uma das ações que as empresas jornalísticas podem realizar em termos de investimento social privado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde estão presentes.

Qual deve ser a missão dos programas de Jornal Educação desenvolvidos pelas empresas associadas?
Apresentar o jornal como um recurso educacional e pedagógico mediador de fomento à leitura, que auxilia no aprimoramento da expressão oral e escrita, amplia e dá significado aos conteúdos escolares, estimula o pensar integral, desenvolve a reflexão crítica, possibilita uma melhor compreensão da realidade e estimula a atuação efetiva de educadores e educandos no contexto social. (Fonte: www.anj.org.br/jornaleeducacao)

Fonte: Blog do Projeto Vamos Ler/ Foto:Christopher Eudes 17/08/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário