Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Paz sem fronteiras

Seus alunos precisam aprender a lidar com as diferenças. Aproveite a sugestão de aula abaixo e exercite também, na sua escola, a paz que tanto queremos! A dica é do programa A Gazeta na Sala de Aula, desenvolvido pelo jornal A Gazeta (ES)

Apresente a seus alunos o vídeo “Você tem medo de dizer eu te amo”



Promova um bate-papo sobre a atitude do menino do vídeo, analisando como ele se sente em relação a si mesmo e à menina da qual ele gosta. Pergunte que razões podem levar à resistência em mostrar os sentimentos. Peça que comentem também a resposta da menina aos questionamentos da pesquisadora, e como essa resposta foi recebida pelo garoto.


Converse com sua turma sobre as diferentes raças, etnias e credos existentes no mundo. Pergunte se consideram que há paz entre os povos, e peça que justifiquem suas opiniões.


Conduza uma pesquisa em jornais de diferentes datas, na editoria de Mundo, para reunir matérias que confirmem ou não as afirmações dos alunos. Desafie-os a montar um cartaz coletivo com um panorama de como tem sido a convivência entre os diferentes povos.


Coordene a exposição do cartaz na escola durante o recreio, com os alunos se revezando para explicar seu conteúdo aos demais colegas da escola.


Promova uma reflexão sobre o exercício da paz na escola, com ênfase em como promover a solução pacífica de conflitos. Deixe que os alunos contem situações nas quais o bom senso prevaleceu e foi possível evitar confrontos.


Convide os alunos a montarem uma apresentação teatral mostrando a importância da sadia convivência entre as pessoas. Podem ser usadas com base nas experiências vividas por eles, de adoção de formas pacíficas de resolução de conflitos.


Reúna os alunos de outras turmas e promova a apresentação do teatro. Aproveite para convidar outros professores para aderirem ao trabalho em prol da paz na escola.


Depois de aplicar a sugestão, conte para nós como foi a sua experiência!
Fonte: http://paznaescolaonline.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário