Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Projetos inovadores, premiações e muita emoção marcam última Jornada do ano do programa A Gazeta na Sala de Aula



O programa A Gazeta na Sala de Aula, desenvolvido pelo jornal A Gazeta/ES e Instituto Carlos Lindenberg, fechou o ano com chave de ouro: realizou sua Jornada no dia 8 de novembro, no Centro de Convenções de Vila Velha. Foi um dia inteiro de alegria, integração e muita emoção entre os 200 participantes. 


No evento foram apresentados os oito projetos finalistas do Concurso Mídias na Educação, e os convidados puderam escolher os três melhores que ganharam, respectivamente, um DVD (terceiro lugar), uma máquina fotográfica (segundo lugar) e um notebook (primeiro lugar). A Jornada contou ainda com a participação da banda capixaba Moxuara, que apresentou seu novo cd intitulado "Aventura".


O evento teve início às 9 horas com a fala da gerente de Comunicação Empresarial da Rede Gazeta, Letícia Lindenberg, sobre a importância do reconhecimento dos excelentes trabalhos realizados pelos professores nos municípios. Foram apresentados os projetos: “Não corro perigo!”, do CMEI Maria Jardelina Santos (Cariacica); “Repensando a realidade do campo através das mídias”, da EMPEF Fazenda Alberto Bringer (Domingos Martins); “Reciclagem e preservação das águas”, da creche e pré-escola Comecinho de Gente (Alfredo Chaves); “Família na escola”, da EMEF Braço do Sul (São Domingos do Norte); “Bullying: educar para a paz”, EMEIEF Santa Terezinha (Itarana); “Com respeito e amor: tudo junto e misturado”, EMEF Dr. Octávio Manhães de Andrade (Colatina); “Por um mundo de paz”, EMEF Professora Maria Celeste Torezani Storck (São Gabriel da Palha); e “Viva a diferença”, EMEF Bodart Júnior (Rio Novo do Sul). Nos intervalos das apresentações, foram sorteados brindes.




Com exatos 58 votos, o projeto de Colatina, apresentado pela professora Zuleide Vinter, “Com respeito e amor: tudo junto e misturado”, foi o grande vencedor. Em sua apresentação, a professora destacou a dificuldade enfrentada na escola com os alunos de duas turmas do quinto ano, que não respeitavam as diferenças étnicas, raciais e os alunos especiais. Zuleide disse que iniciou as atividades depois de ler uma matéria no jornal A GAZETA, de onde retirou a ideia do projeto.


Depois de palestras com os alunos de ambas as turmas, com temas relacionados à inclusão social, visitas à Apae e atividades sobre o tema, a professora garantiu uma mudança radical na atitude dos alunos, principalmente no respeito às diferenças e ao ser humano. “Antes as crianças não se respeitavam, agrediam verbalmente umas às outras. Depois que realizamos um trabalho de integração, inclusive inserindo a família nas atividades escolares, o relacionamento interpessoal melhorou visivelmente e os alunos passaram a se respeitar e a entender os outros”, disse Zuleide. A professora finalizou sua apresentação dizendo que o projeto ainda está em andamento e que pretende ampliá-lo para a comunidade.


Durante a apresentação da Jornada, a gerente de projetos da Rede Gazeta, Cristina Moraes, aproveitou para homenagear as professoras de Santa Maria de Jetibá, Irinete Ponath e Brunelle Jastrow, a monitora Eliete Facco e a Secretária de Educação Maria Alice Chisté Guilherme. A justa homenagem foi realizada pelo fato do projeto "Lar, doce lar: quanto vale a sua história?" ter sido o vencedor da Comenda da Categoria Jornal e Educação, do Prêmio Mundial Jovens Leitores 2011, conferido pela Associação Mundial de Jornais (WAN). O trabalho desenvolvido no município de Santa Maria de Jetibá resgatou a cultura pomerana, promovendo a preservação das casas típicas.


O evento foi finalizado às 16 horas com a participação do Coral Johara, formado por alunos participantes do programa Escola Aberta, da EMEF Martim Lutero (Cariacica), que encantou os presentes com músicas como Aquarela, de Toquinho, Gostava tanto de você, de Tim Maia, e cânticos africanos. Em seguida, a professora Adriana Louzada, do município de Anchieta, apresentou-se contando uma história.


VENCEDORES

1º Lugar
“Com respeito e amor: tudo junto e misturado” (Colatina)
Zuleide Vinter
 
2º Lugar
“Família na escola” (São Domingos do Norte)
Gislania Grunevald
 
3º Lugar
“Bullying: educar para a paz” (Itarana)
Ivanete Zution


Fonte: A Gazeta/ES 10/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário