Educadores de diferentes disciplinas mostraram, através de atividades realizadas durante o ano, que o jornal é um instrumento rico para ensinar e aprender
A variedade de trabalhos desenvolvidos com o jornal em sala de aula durante este ano comprova que utilizar o instrumento no ensino pode contribuir para o aprendizado de muitos jovens. Um exemplo está no Colégio Estadual Polivalente, em Ponta Grossa, nas aulas do 7º ano da professora Gizele Tenório. Ela mostrou à turma as diferentes formas que um mesmo tema é abordado em diversas mídias. “Conhecendo a estrutura de um jornal,os alunos conseguiram desenvolver esta atividade de forma bem significativa”, destaca a professora.
Os alunos analisaram a estrutura do jornal escrito e o do televisivo. Para isso, Gizele levou vídeos de telejornais para que todos pudessem fazer a comparação. Depois, foi a vez dos estudantes escolherem notícias no meio impresso para apresentar em forma de jornal falado.
A educadora também explicou o significado de ideologia e pediu que a buscassem na notícias.“Com essa prática eles conheceram, analisaram e compararam as diferentes formas de apresentar a mesma notícia, o que contribuiu para a leitura, escrita e trabalho em equipe”, afirma Gizele.
Já no Colégio Estadual Linda Bacila, também em Ponta Grossa, as professoras Paola Scheifer e Lidia Teleginski realizaram diversos trabalhos a partir dos gêneros jornalísticos, envolvendo as turmas de 6º e 7º Ano.
A atividade que, segundo as educadoras, apresentou maior destaque, foi a de produção de textos poéticos relacionados às notícias, trabalho que foi exposto para todos da escola. “Notamos que essa divulgação contribuiu para que os alunos-autores se sentissem entusiasmados e despertados para a condição de ser estudante. Em uma época decisiva para o bom aproveitamento dos estudos, a mudança de comportamento para alcançar resultados satisfatórios tem feito parte da reflexão de alguns estudantes”, destacam as educadoras.
Vamos Mudar?
Todo bom professor
Que nos ensina com amor
É como um irmão
Só quer nossa atenção.
Que nos ensina com amor
É como um irmão
Só quer nossa atenção.
Alunos, ouçam bem!
O professor explica
uma, duas e até três vezes,
depois dá a lição
em seguida faz a correção.
O ano já está acabando
Agora, não adianta você chorar...
O professor explica
uma, duas e até três vezes,
depois dá a lição
em seguida faz a correção.
O ano já está acabando
Agora, não adianta você chorar...
O professor mandou estudar!
Por que você não prestou atenção?
Por que não fez a lição?
Por que não ouviu a explicação?
Agora, não adianta reclamar...
você brincou em vez de estudar
Vou te dar um conselho:
No ano que vem
é melhor você mudar
e começar a ESTUDAR!
Por que você não prestou atenção?
Por que não fez a lição?
Por que não ouviu a explicação?
Agora, não adianta reclamar...
você brincou em vez de estudar
Vou te dar um conselho:
No ano que vem
é melhor você mudar
e começar a ESTUDAR!
Elias Junior Ribeiro | 7º Ano
C. E. Linda Bacila | Ponta Grossa
C. E. Linda Bacila | Ponta Grossa
Fonte: Jornal da Manhã/ Página “JM na Educação”/ Talita Moretto 24/11/2011 (http://www.jmnews.com.br/noticias/vamos%20ler/21,15222,24,11,professores-unem-midia-e-educacao.shtml)
parabens Elias pelo seu poema.
ResponderExcluir