Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Garoto de Joinville vence etapa estadual do quadro "Soletrando", do Caldeirão do Huck

Em frente à carteira de uma sala de aula da Escola Estadual João Martins Veras, no bairro Anita Garibaldi (Joinville/SC), Ivan Moura Alves, 13 anos, corta as coloridas cartolinas em silêncio. 

Alheio à conversa e ao barulho dos colegas, ele já imagina como o trabalho ficará quando pronto. Exercício parecido com o que faz com as palavras. O garoto venceu a etapa estadual do “Soletrando”, concurso do programa “Caldeirão do Huck”, da TV Globo, e deve competir com representantes de mais nove Estados por uma vaga na final. Ele é o segundo joinvilense na disputa desde 2007.

Ivan conta que assim que ouve a palavra, consegue visualizá-la em sua cabeça. O primeiro passo, diz ele, é analisar se há acentos para depois observar cada sílaba até obter a palavra completa. Algumas saem com facilidade, mas o uso do hífen segundo a nova ortografia é o calo do jovem. 

— Complicaram o que era simples —, alega.

Enquanto os colegas disparam pelos corredores, assim que o sinal anuncia o intervalo, Ivan prefere o silêncio da biblioteca. É lá que ele encontra os dicionários que o ajudam a conhecer novas palavras.

Ele estuda pelo menos uma hora por dia com a mãe, Edina Luciane Moura Alves, 35. E todos os dias amplia o repertório em uma palavra. Nesta quarta, foi “novacap”. Ele lê o significado: 

— Designação da cidade de Brasília, por ocasião da transferência da capital do País para aquela cidade.

A família, que se mudou para Joinville no início do ano, encontrou na conquista uma forma de facilitar a adaptação à cidade. 

— Acredito que ajudou ele a se soltar um pouco mais. Sempre foi estudioso e é um pouco reservado —, conta Edina. 

Contente também está a diretora da escola, Rita de Cássia Pereira, que dá como certa a vitória de Ivan. 

— Ele é um excelente aluno, daqueles que todos os professores gostariam de ter.

Saiba mais

Em 2007, o então aluno da escola João Costa, Joelson Maciel, 13, ficou em 3º lugar no concurso ao esquecer o acento da palavra “eutanásia”. No mesmo ano, a Mãe Abigail participou de quadro especial. Em 2011, foi a vez de Ana Clara Calegari, 12, disputar o “Torrecopos”.
Fonte: A Notícia/Karina Schovepper 03/11/2011
(*) Ivan Moura Alves é da Escola João Costa, que participa do programa DC na Sala de Aula, desenvolvido pelo Diário Catarinense (SC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário