Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Escola Presidente Vargas elabora cordéis

Estudantes da Escola Presidente Vargas, de Dourados/MS, participam do programa Jornal e Educação do jornal O Progresso, coordenado pela educadora Fátima Frota.



O mutirão de limpeza do Parque Arnulpho Fioravanti realizado pelo O PROGRESSO em parceria com outras instituições, motivou a produção do cordel, Dia “D”, feito pelos estudantes do 9º A, da Escola Estadual Presidente Vargas.


A solidariedade e a formação da consciência são abordadas como necessidade para o bem estar de todos, principalmente, do meio ambiente.


Já a reunião dos líderes mundiais, nos Estados Unidos, no mês de setembro e a abertura do evento pela presidenta Dilma Roussef, chamou a atenção das estudantes Giovana Cagliari Aral, Josiellen Aedo de Souza e Milena Delgado Franco da Escola Estadual Presidente Vargas.


O importante evento foi descrito em cordel, destacando a expectativa do desenvolvimento da Nação a partir das mãos de uma mulher. As produções dos cordéis teve a orientação da professora de Língua Portuguesa, Ilda Botega.




DIA “D”
Por  Andreza Mangueira da Silva, Maurício Costa Alves
Rhaissa H.M.de Souza


Todos devem ficar atentos Para o que eu vou dizer É um assunto muito importante Que vocês precisam saber. Só vamos conseguir mudar isso Se toda a população ajudar e querer.


O Parque Arnulpho Fioravanti precisa de ajuda Antes ele era arrumado e bonitão. Mas as pessoas começaram a jogar lixo e destruir as árvores, Fazendo com que ele precise de mais atenção. Para mudar isso, precisamos ter iniciativa, Vamos pensar em algo e reunir um mutirão.


Seu lago antes era limpo e cristalino, Agora os peixes que viviam por lá estão acabando. As pessoas parecem não se importar com a natureza Porque até óleo para matar os peixes, estão derramando.


A sua flora também está sendo afetada Suas árvores estão todas destruídas Deixando o Parque mais feio E com muito menos vida Todos somos responsáveis E o lago recuperado é a nossa torcida.


O lixo é tanto Que ele fica abandonado As pessoas não mais visitam o Parque Assim, deixando de ser bem aproveitado. Vamos transformar o Parque em um lugar bonito de novo Fazendo ele ser bastante visitado.


Resolveram até criar o Dia “D” Para tentar mudar essa realidade. Nesse dia vão se reunir um grupo de pessoas Que gostam de ajudar na preservação da cidade. Mas, a população só vai conseguir mudar isso Se todos colaborarem de verdade.


*Estudantes do 9º A, da Escola Estadual Presidente Vargas que participam do Programa Jornal e Educação “O PROGRESSO – Ensinando a Ler o Mundo”




DILMA
Giovana Cagliari Aral
Josiellen Aedo de Souza
Milena Delgado Franco


Nossa presidenta Viaja sem parar Procurando sempre o melhor Para todos ajudar Muita responsabilidade Ela tem que carregar. A esperança de um Brasil melhor Está em sua mão Tudo se encaminhando Para o futuro da Nação Crescendo sempre mais Para uma boa posição.


A primeira mulher na presidência Com tanta revolução Trouxe uma consequência Mulheres no comando E o país melhorando Para a modernidade estamos caminhado.


Diante da situação Não tem outra opção Tomar medidas drásticas Para o bem da Nação. Cortar gastos desnecessários Para que não haja recessão.


Para o bem de todos E a felicidade geral da Nação O que a Dilma está fazendo Exige total cooperação Que o povo ajude Para que ela faça uma boa administração.


*Estudantes do 9º A – Escola Estadual Presidente Vargas, que participam do Programa Jornal e Educação “O PROGRESSO – Ensinando a Ler o Mundo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário