Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Escola de Guarujá do Sul vence 11º Prêmio Escola Voluntária de 2011

A Escola de Educação Básica Professora Elza Mancelos de Moura de Guarujá do Sul/SC é vencedora do 11º Prêmio Escola Voluntária de 2011, concurso promovido pela Rádio Bandeirante e Fundação Itaú Social, com o objetivo de incentivar e promover o voluntariado entre seus alunos.

Em 2010 a Escola também participou  classificando-se em segundo lugar e em 2011 concorrendo com 474 escolas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e o Distrito Federal.

A escolha se deu por conta do “Projeto Rio das Flores, Rio da Vida” desenvolvido a mais de 04 anos. O projeto Rio das  Flores é um trabalho de Educação ambiental, com o objetivo maior a revitalização do Rio das Flores.

Em 2011 o projeto inova e inclui diversas ações como a produção de mudas de árvores nativas no viveiro da Escola, recomposição da mata ciliar, produção de sacolas retornáveis com a parceria de costureiras e malharias de Guarujá do Sul e distribuição às famílias, fortalecimento do grupo de voluntariado. A integração da teoria às práticas sociais ganha força com a produção do sabão de óleo usado, brinquedos a partir de recicláveis, produção de sacolas de tecido de Guarda-chuva. Temas como sustentabilidade são trabalhados em sala de aula, despertando consciência quanto ao consumo consciente, seleção, reciclagem e reaproveitamento dos resíduos.

O Projeto Rio das Flores iniciou em 2007 com pequenas ações em prol da educação e do meio ambiente rompendo os muros da Escola e os limites do município, tornando-se hoje referência em Educação Ambiental e mobilização social. 



O prêmio é inédito para Santa Catarina. Além da conquista do Prêmio de 15 mil reais, a Escola participou com os alunos Jacson Brites, Alan Gisch, Joseane Beber e Fernanda Winter e a Orientadora Educacional Rosa Isabel Montagner, juntamente com as 10 escola finalistas durante os dias 11 a 17 de novembro em São Paulo  de oficinas de voluntariado, visitação à sede do Grupo Bandeirantes e a pontos turísticos da cidade de São Paulo.

Viajaram também para o evento de premiação no dia 16 de novembro a Diretora Adriani Kaiber Straub; a 
Assistente Técnica Pedagógica, Salete Vencatto e a Administradora Escolar, Normélia Dillmann Rodrigues. Conforme a aluna Fernanda Winter o fato de conhecer o projeto de outras escolas surge novas ideias aos alunos. “Foi uma semana inesquecível conhecer o Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol e participar do Programa CQC, além de conhecer outras realidades e saber que em outros lugares encontramos jovens estudantes preocupados com a construção de um mundo melhor”. 


Para a Diretora da Escola Adriani Kaiber Straub a conquista do Prêmio é a realização de um grande sonho e motivo de grande orgulho para toda comunidade escolar, importante para divulgar o projeto, motivando escola e comunidade. Os recursos do prêmio serão investidos na implementação do Projeto conforme Plano de Aplicação que será elaborado pela Escola juntamente com a APP. “Tenho muito orgulho de participar da Direção da Escola, momentos assim fazem valer a pena todo esforço e fazem valer a pena trabalhar na Educação”.

A Direção e coordenação do Projeto parabenizam e agradecem a toda família da Escola Elza Mancelos de Moura, Equipe Técnica Pedagógica, Professores, funcionários, alunos e toda comunidade pelo apoio e parceria. O Projeto “Rio das Flores, Rio da Vida” tornou-se atividade permanente da escola é um trabalho de união em defesa da vida e da sustentabilidade do planeta. 



Obs: A Escola de Educação Básica Professora Elza Mancelos de Moura de Guarujá do Sul/SC faz parte do Programa DC na Sala de Aula, desenvolvido pelo jornal Diário Catarinense.


Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/dcnasaladeaula/19,0,3572865,A-Escola-de-Educacao-Basica-Professora-Elza-Mancelos-de-Moura-de-Guaruja-do-Sul-e-vencedora-do-11-Premio-Escola-Voluntaria-de-2011.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário