Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Jornal escolar enfatiza o meio ambiente

Estudantes criam jornal escolar para alertar a população sobre os cuidados que todos devem ter para que o meio ambiente seja preservado

Criar um jornal escolar já é uma prática adotada por muitos professores porque proporciona a pesquisa, o trabalho em grupo, além de estimular o aprendizado e a troca de ideias. Na Escola Municipal Fulton Vitel B. de Macedo, em Ponta Grossa/PR, a professora Roseli de Fátima Rodrigues aproveitou o interesse dos alunos do 5º ano B pelo meio ambiente e incentivou a criação de um jornal sobre o tema. Além de muita leitura e pesquisa, foram realizados debates e produções textuais, atividades que auxiliaram os jovens na criação do seu informativo.



O desejo da turma em elaborar um jornal sobre o meio ambiente surgiu após a leitura de duas notícias: ‘Moradores reclamam de galeria de esgoto danificada’ e ‘Leitor crítica poluição encontrada às margens do Rio’, ambas publicadas em agosto no Jornal da Manhã. “Meu objetivo foi conscientizar os alunos da importância da preservação da natureza, e fazê-los identificar os cuidados que devemos ter com o meio ambiente para que tenhamos um mundo melhor”, explica Roseli a respeito da prática.


Em conversa com os alunos, a educadora conta que para que a Terra seja curada, foram sugeridos alguns cuidados urgentes, como: preservar a natureza, evitar desperdícios, consumir menos, reaproveitar os materiais, reciclar e economizar energia. “A turma estava motivada na elaboração do jornal. Com a atividade houve uma mudança de comportamento por parte de alguns alunos, consegui conscientizar para que evitem desperdícios de água no momento de escovar os dentes, joguem o lixo na lixeira, cuidem melhor dos seus materiais escolares, ajudem na manutenção do ambiente escolar não riscando carteiras e nem sujando paredes”, destaca a professora Roseli que comemora os bons resultados alcançados com a atividade.


Causa da doença da Terra

O Meio Ambiente é um lugar onde vivemos com nossa família, animais e outras coisas. Você já parou para observar o nosso planeta, ou seja, a natureza? Nela existem os animais, os rios, as árvores, as flores, gramas bem verdes. Só que nós, seres humanos, não estamos cuidando do lugar onde vivemos, muito pelo contrário, estamos destruindo a Terra e ela está sofrendo muito por causa do homem, que desmata e queima suas árvores e polui os seus ares, joga lixo nos seus rios, riachos e mares. Vendem seus animais. Sem animais, sem árvores, não vai ter mais natureza. Vamos viver num planeta sem cor e sem vida!


Se a gente não começar agir agora, através de ações conscientes, a Terra não vai se curar da doença do desamor que o próprio homem causou.


Karine
5º ano B
E. M. Fulton Vitel B. de Macedo

Fonte: Jornal da Manhã - Ponta Grossa/PR 08/11/2011

Um comentário:

  1. Nota dez! O jornal é uma ótima alternativa para trabalhar a produção textual, conscientizar sobre algum tema e contribui para formação da cidadania.

    ResponderExcluir