Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Projeto TV Pendrive estimula o aprendizado de alunos




Quando viu aquela televisão azul na sala de aula do Colégio Estadual Anísio Teixeira, onde estuda, o estudante do 8º ano, Bruno Santos, 14 anos, pensou em “mais um recurso para a sala de aula”. Mesmo surpreso, o jovem imaginava que a TV seria utilizada no processo de ensino. “Quando a professora utiliza a televisão para passar vídeos durante a aula, melhora muito o meu aprendizado”, completa Bruno.

As televisões nas salas de aula fazem parte do projeto TV Pendrive implantado em várias escolas estaduais na Bahia como um monitor educacional que auxilia o educador durante a aula. A televisão, de 21” e com entrada para pendrive, é utilizada pra passar vídeos, filmes ou fotos sobre o assunto estudado e até ajuda os estudantes na hora de trabalhos em grupos.

 “Sempre que possível, utilizo a televisão em sala, pois a aula fica muito mais dinâmica e atrativa. Passo vídeos educativos para meus alunos e eles adoram, pena que a TV não é maior. Qualquer coisa que faça a aula sair da rotina, é sempre bem vinda”, explica a professora de língua portuguesa do Colégio Estadual Anísio Teixeira, Rosângela Costa.

No município de Jaguaquara, os professores fizeram cursos de como utilizar a televisão nas atividades realizadas com os alunos. “Aprendi a fazer vídeos e a transformá-los em PDF. Os alunos da escola são muito carentes e poucos têm acesso as tecnologias, por isso as aulas são mais aproveitadas e os alunos se interessam mais quando utilizo a televisão em sala”, diz a professora de língua portuguesa da Escola Virgílio Pereira de Almeida, Maria Sueli Reis.

Segundo a especialista em educação, Claudine Oliveira, hoje em dia não se pode pensar em educação sem tecnologia. “As tecnologias auxilia o professor e o aluno no processo de aprendizagem. Mas devemos sempre lembrar que a tecnologia não pode entrar como um acessório e sim como algo a favor do conhecimento”, disse.

A especialista também fala do papel da televisão nas aulas. “Com relação a utilizar a TV, o educador deve buscar passar vídeos ou filmes que complete o conteúdo que ele estar ensinando e se é favorável para a idade da turma que irá assistir”, completa.

Fonte: Blog A Tarde Educação/ Cátia Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário