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sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Juventude e Comunicação


Juventude e comunicação. Uma relação fácil de ser compreendida e com processos bem naturais. O jovem gosta de falar sobre os seus sentimentos e principalmente de comentar o que lhe chama atenção. Na atualidade, a tecnologia está dominada por meninos e meninas que conhecem vários games e diversas redes sociais. Diante deste quadro, o educador possui o papel de orientar dentro e fora da sala de aula e é convidado a refletir sobre um olhar mais aprofundado diante da juventude e da comunicação. Diante disso, alguns questionamentos precisam ser feitos. Será se o jovem está conseguindo relatar as suas experiências diante do mundo que o cerca? Será que questões como preconceito, injustiça, desigualdade e inseguranças são palavras – chaves que estão inseridas no dia-a-dia da juventude? Estes e outros questionamentos precisam fazer parte de debates nas escolas, ONGs e projetos sociais dos mais diversos. É papel do professor contribuir com este debate e orientar a turma de alunos sobre esta questão.

Alunos da Escola Vila visitam O POVO para pesquisar sobre comunicação
DESENVOLVIMENTO
1º PASSO
Professores que fazem parte do Programa O POVO na Educação participaram de oficina pedagógica cujo tema estava relacionado com a Juventude e comunicação. Professor, você pode realizar o mesmo trabalho com a juventude da sua escola. Acompanhe os próximos passos nesta coluna.
2º PASSO
Educador, você pode inserir temas nos debates sobre juventude relacionados ao preconceito racial, injustiça, desigualdade e insegurança. Fique livre para debater outros temas.
3° PASSO
Os alunos da educação infantil também podem participar de atividades que envolvam comunicação. Trabalhos podem ser direcionados para os alunos, aulas de campo e visitas em empresas de comunicação.
4° PASSO
Atenção para as seguintes dicas: o jornal impresso ajuda bastante na hora de escolher os temas que podem ser debatidos pela juventude. Verifique também como os temas são discutidos pelos jovens, perceba se eles possuem conhecimento acerca do assunto e se possuem uma percepção crítica sobre eles.
5º PASSO
Durante o debate, pergunte aos jovens o que gostariam de mudar através da mídia. Quais seriam as mudanças, ações, transformações que poderiam ser feitas? Estes e outros questionamentos poderão fazer parte da discussão. Professor, contribua com a liberdade de expressão dos seus alunos.
Bom trabalho!
Fonte: O Povo na Educação - Carlos Eduardo - carloseduardo@opovo.com.br

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