Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Diretoria da ANJ recebe Aluísio Mercadante em almoço de confraternização e apresenta Programa Jornal e Educação

Café dá as boas vindas ao ministro e apresenta o Programa Jornal e Educação e sua sintonia com o MEC
No último dia 22 de novembro a diretoria da Associação Nacional de Jornais recebeu o ministro da Educação, Aluísio Mercadante, para um almoço de confraternização. Na ocasião, o ministro falou sobre o que considera as principais pautas do MEC e o presidente da ANJ, Carlos Lindemberg Filho, Café, falou que a ANJ pode contribuir com a educação brasileira e ser parceira do ministério a partir de seu Programa Jornal e Educação - PJE.


Ana Gabriela apresenta materiais do Ler e Pensar
Para ilustrar o PJE, foi escolhido o case do Programa Ler e Pensar, da Gazeta do Povo (PR), considerado melhor programa de jornal e educação do mundo pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA) em 2011. A apresentação foi feita por Ana Gabriela Borges, do Instituto GRPCOM, que junto com a coordenadora do PJE, Cristiane Parente, preparou uma apresentação especial para o ministro.

Ministro Mercadante destaca programas do governo e importância dos jornais
Mercadante falou sobre a importância de uma cobertura qualificada sobre o tema Educação e a leitura dos jornais entre os jovens, para que estejam bem informados, destacando nesse ponto o tema da redação do ENEM, que foi tirado de uma matéria de jornal. Ele também destacou a importância dos programas Brasil Carinhoso e do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Hoje no Brasil há 10 milhões de crianças na idade de alfabetizar-se e 360 mil professores alfabetizadores.


Outra programa citado por Mercadante como importante para o desenvolvimento da educação no Brasil foi o Mais Educação e as escolas em tempo integral. Por outro lado, ele reconhece que o Ensino Médio está com uma deficiência de 170 mil professores em matemática, física e química que precisa ser rapidamente sanada. Um dos instrumentos sãos os tablets, que estão ajudando-os a preparar as aulas e a colocá-las nas louzas digitais, facilitando a compreensão do aluno.
Tonnet apresenta proposta de
parceria entre MEC e PJE/ANJ


Outra deficiência do Ensino Médio seria a falta de integração entre a grande quantidade de matérias que existe nesse período escolar. Para o ministro, é importante estudar uma maneira de integrá-las em áreas de estudo, para que façam sentido para os alunos. E o MEC está estudando essa possibilidade, além de aumentar a carga horária do Ensino Médio, integrando-o ao Pronatec, Senai, Institutos Federais, etc


O programa Ciências Sem Fronteiras, direcionado a estudantes do ensino superior, também foi citado como Mercadante como uma enorme contribuição do governo à formação qualificada dos profissionais brasileiros. segundo o ministro, já no primeiro edital houve 20 milhões de acessos ao portal do programa, que permite intercâmbio de universitários brasileiros com várias universidades do mundo inteiro custeados pelo governo brasileiro.

Após as apresentações, os diretores da ANJ trocaram ideias com Mercadante sobre a viabilidade de possíveis parcerias em prol da educação, desenvolvimento da leitura e escrita e formação de cidadãos mais críticos. Para Mercadante, o PJE pode ser uma ação a ser disseminada em todo país em parceria com o MEC.

Cristiane Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário