Café dá as boas vindas ao ministro e apresenta o Programa Jornal e Educação e sua sintonia com o MEC |
Ana Gabriela apresenta materiais do Ler e Pensar |
Ministro Mercadante destaca programas do governo e importância dos jornais |
Outra programa citado por Mercadante como importante para o desenvolvimento da educação no Brasil foi o Mais Educação e as escolas em tempo integral. Por outro lado, ele reconhece que o Ensino Médio está com uma deficiência de 170 mil professores em matemática, física e química que precisa ser rapidamente sanada. Um dos instrumentos sãos os tablets, que estão ajudando-os a preparar as aulas e a colocá-las nas louzas digitais, facilitando a compreensão do aluno.
Tonnet apresenta proposta de parceria entre MEC e PJE/ANJ |
Outra deficiência do Ensino Médio seria a falta de integração entre a grande quantidade de matérias que existe nesse período escolar. Para o ministro, é importante estudar uma maneira de integrá-las em áreas de estudo, para que façam sentido para os alunos. E o MEC está estudando essa possibilidade, além de aumentar a carga horária do Ensino Médio, integrando-o ao Pronatec, Senai, Institutos Federais, etc
O programa Ciências Sem Fronteiras, direcionado a estudantes do ensino superior, também foi citado como Mercadante como uma enorme contribuição do governo à formação qualificada dos profissionais brasileiros. segundo o ministro, já no primeiro edital houve 20 milhões de acessos ao portal do programa, que permite intercâmbio de universitários brasileiros com várias universidades do mundo inteiro custeados pelo governo brasileiro.
Após as apresentações, os diretores da ANJ trocaram ideias com Mercadante sobre a viabilidade de possíveis parcerias em prol da educação, desenvolvimento da leitura e escrita e formação de cidadãos mais críticos. Para Mercadante, o PJE pode ser uma ação a ser disseminada em todo país em parceria com o MEC.
Cristiane Parente
Nenhum comentário:
Postar um comentário