A Lei 12.244/10 determina que até 2020 todas as instituições de ensino do Brasil tenham sua biblioteca em funcionamento. E esse é o prazo em que a campanha EU QUERO MINHA BIBLIOTECA ficará no ar, uma vez que tem como desafio contribuir para a efetividade dessa legislação.
Tal desafio somente se tornará possível com a atuação conjunta das organizações que compõem a coalizão da campanha: Academia Brasileira de Letras, Conselho Federal de Biblioteconomia, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Instituto Ayrton Senna, Instituto C&A, Instituto Ecofuturo, Instituto pela Co-Responsabilidade na Educação, Movimento Brasil Literário, Rede Marista de Solidariedade e Todos pela Educação.
Nesta primeira fase, que se estende até dezembro, as organizações da coalizão estão se dedicando a avaliar como as ações que já realizam podem contribuir para potencializar a campanha. E as primeiras ações estão mostrando resultados:
Mais de 850 pessoas já apoiaram formalmente a campanha, cadastrando-se pelo site (www.euquerominhabiblioteca.org.br/mobilize-se).
390 municípios dos 27 estados brasileiros já foram alcançados, com a região Nordeste ocupando o segundo lugar no ranking de adesão.
Personalidades e formadores de opinião como Marcelo Tas e Raí aderiram à campanha e estão utilizando suas mídias sociais para colaborar na divulgação.
R$ 21 mil de retorno em mídia espontânea no primeiro mês de lançamento da campanha, com a publicação de 23 matérias sobre o assunto.
Ao todo já são cerca de 70 organizações mobilizadas!
A cooperação entre as organizações do terceiro setor, a iniciativa privada, o poder público e a sociedade é o caminho possível para a efetividade de uma lei que assegura a base fundamental para garantir um direito previsto na Constituição: o acesso ao conhecimento.
Fonte: Blog Ecofuturo (http://www.ecofuturo.org.br/blog/show/839)
Nenhum comentário:
Postar um comentário