Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

DM na Sala de Aula - O lado bom de sabedoria


ESCOLA SABEDORIA
O lado bom de ser criança
Os alunos confeccionaram bolas de meia utilizando o jornal, além de participar de uma dinâmica em grupo

Unir o brincar e o lúdico, com uma atividade que favorece a coordenação motora foi a opção escolhida pela educadora Elzi Gehlen Pedro. A dinâmica, com o objetivo de unir o grupo, utilizou o jornal como um suporte para confeccionar o material necessário.

“Essa é uma dinâmica para fazer novos amigos e manter os velhos. O grupo se une em torno e em cima do jornal, folhas vão sendo retiradas e eles precisam “achar” soluções para que ninguém fique de fora do circulo e para que ninguém fique de fora da folha de jornal. É mais ou menos como a dança da cadeira, mas com jornal e com o objetivo de unir o grupo em torno da brincadeira”, explicou a professora da Escola Sabedoria.

A intenção final teve por fim que os alunos compreendessem a importância da amizade no ambiente escolar e a harmonia desta união.


(A importância da amizade / FOTO ESCOLA SABEDORIA)

CONCURSO JORNALISTA POR UM DIA
A temática deste ano foi o Festival Internacional do Folclore.
Festival de Folclore
O festival de folclore acontece em Passo Fundo nos anos pares. Nesse ano, em 2012, aconteceu o festival em Passo Fundo entre os dias dezessete de agosto e vinte e cinco de agosto. Os estados participantes foram: Espírito Santo, Pará, Paraíba, Mato Grosso, Rio Grande do Sul. Os países foram: Argentina, Bolívia, Rússia, Equador, Costa Rica, China, Itália, Chile, Panamá, Cuba e Turquia.

O Festival Internacional de Folclore é muito importante, pois assim permite uma integração cultural da população de Passo Fundo com povos do mundo inteiro. O festival também tem como objetivo mostrar diferentes culturas, tradições e cores. É também importante porque carrega o nome de Passo Fundo para vários outros lugares do mundo. É muito bom assistir o evento, pois é uma oportunidade de conhecer apresentações culturais do mundo todo.
Cássia Évelin Gonçalves, 7ª série
EMEF Dyógenes Martins Pinto

Folclore para mim
O primeiro Festival Internacional do Folclore aconteceu em 1992, do dia 17 a 31 de agosto no Parque de Exposição Wolmar Salton e teve como tema o “Encontro de Dois Mundos”, em comemoração aos 500 anos do descobrimento da América.

O Festival é muito importante para a cidade de Passo Fundo e para as pessoas que aqui visitam, pois traz a cultura, tradição e costumes de vários outros países, fazendo com que a população integre com diversas culturas. Esse ano o Festival trouxe vários grupos de outros países e estados do Brasil. Os países que participaram foram Costa Rica, Turquia, Cuba, Bolívia, Rússia, entre outros. Também, apresentaram-se estados brasileiros como Paraíba, Espírito Santo e outros.

Esse Festival é muito interessante e importante para Passo Fundo. Acontece de dois em dois anos trazendo a cultura e a alegria de vários povos, por isso todos gostam de ir.
Érika Gomes Fernandes, 7ª série
EMEF Dyógenes Martins Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário