Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A presença da política

Um trabalho realizado em época de eleições despertou o gosto dos estudantes pelo assunto, um modo de pensar em sociedade


A turma do 3º ano do Ensino Fundamental da escola Circulo operário de Passo Fundo/RS trabalhou diferentes materiais publicados pelo Jornal Diário da Manhã durante a época de campanha eleitoral e eleições. Como resultado, a professora Simone Costa conseguiu familiarizar a importância da política em sala de aula.

O jornal em sala de aula auxilia a construir um espaço que muitas vezes a criança não possui em casa como: concretizar o ato de ler diariamente; estimular o desejo de ler e escrever; e enriquece com diferentes assuntos o dia a dia, além de desenvolver um ambiente alfabetizador.

“Em época de eleições, trabalhamos diferentes matérias publicadas no jornal Diário da Manhã. Propus à sala do terceiro ano do ensino fundamental que pensassem e registrassem o que fariam se eles fossem o diretor da escola. Posteriormente, pedi que expressassem o que fariam se eles fossem prefeito da cidade onde moram. Os resultados foram surpreendentes em relação a diversos fatores relacionados à escola e à cidade”, relatou a professora Simone.

Posteriormente, foi realizada uma eleição em sala de aula e as propostas dos candidatos saíram em um jornal, confeccionado pela própria turma. O trabalho com imagens (fotos) de jornal, em um primeiro momento, estimula o imaginário da criança e a faz realizar a leitura das imagens, para depois, explorar a leitura do todo.

Para a educadora, a diversidade de imagens no jornal incentiva as crianças a procurar e descobrir diferente ideias e interpretar, bem como, oportuniza comparar e contrastar, examinar a causa e efeito.

Fonte: Diário da Manhã / Programa DM na Sala de Aula 29/11/2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário