Esta foi a afirmação mais ouvida entre os participantes do último encontro, deste ano, do Programa Educacional O Diário na Escola. Mais de 200 profissionais da área da educação estiveram presentes na palestra intitulada “O jornal na Prova Brasil” ministrada, na última quinta-feira, pelo Prof. Dr. Renilson José Menegassi.
O encontro teve como objetivo capacitar os professores, principalmente os que vão trabalhar com os quintos anos em 2013, a encontrarem no jornal impresso textos que possam ser utilizados de forma preparatória para a Prova Brasil – avaliação realizada a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os profissionais estiveram atentos às dicas apresentadas, que vão ajuda-los não só a preparar os alunos para um bom desempenho na Prova Brasil, mas também a melhorar o método de leitura e interpretação dos textos.
Menegassi destacou que o impresso além de ser um excelente veículo de comunicação é uma fonte riquíssima de trabalho, “o jornal é um recibo de cidadania, proporciona não só o acesso a informação, mas ao conhecimento, o que proporciona o crescimento da sociedade.”
No impresso é possível encontrar todos os gêneros que são exigidos a serem trabalhos pelo Ministério da Educação (MEC).
Na realização da Prova Brasil, para ter um bom resultado, o aluno precisa voltar ao texto para conseguir responder as questões. Praticar esse método na sala de aula foi uma das sugestões do palestrante, que inclusive demonstrou diversos exemplos de como fazer isso na prática.
“O encontro de hoje foi maravilhoso, o Renilson abriu a palestra já deixando claro como o jornal pode ser utilizado na sala de aula e a riqueza de conteúdos que esse material tem”, afirma a assessora pedagógica de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação de Maringá, Raquel Lipe de Oliveira Marchioli.
Renilson avalia que o resultado do encontro pedagógica foi mais que positivo, “não só fechou o ciclo de atividades do ano do projeto, como também lançou aos docentes novas luzes, diria até indagações e inquietações, sobre o ensino de leitura em sala de aula, levando ao desenvolvimento de leitores críticos, consequentemente, cidadãos muito mais íntegros e éticos, para uma sociedade mais justa. Dessa forma, a experiência permite a mim e aos professores repensarmos nossas práticas, deixando a todos com vontade de aprender mais.”
Durante todo o ano de 2012 o Diário na Escola realizou encontros pedagógicos e cursos de capacitação aos profissionais da educação e oficinas didáticas aos alunos, foram atendidas aproximadamente 10 mil crianças e adolescentes, em Maringá e 19 municípios da região.
O coordenador do Programa, Ricardo Augusto Pastoreli, destaca o sucesso de mais um ano de muito trabalho. “Encerramos mais uma etapa do Diário na Escola com a certeza de que todas as ações planejadas foram cumpridas com êxito. Nossa intenção é fazer com que os alunos e os professores utilizem os textos jornalísticos como instrumentos essenciais para as práticas de leitura, escrita e análise linguística, com foco na cidadania.”
A assessora, Raquel Marchioli, ainda agradece à toda equipe do Programa pela excelente parceria, “o trabalho com o Diário este ano teve grande avanço nas escolas, o Ricardo se preocupou em preparar encontros e capacitações que visaram atender exclusivamente as necessidades dos professores da rede municipal de Maringá.”
“Fiquei muito impressionado com a lisura de toda a condução e a seriedade com que o trabalho é conduzido, apresentado e levado até às escolas”, afirma Menegassi.
Fonte: Blog O Diário na Escola (http://blogs.odiario.com/odiarionaescola/2012/11/28/palestra-encerra-atividades-com-chave-de-ouro/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário