Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Jovens calculam o preço dos produtos a partir de propagandas


Credito:  Divulgação
No encerramento das atividades do Dia da Consciência Negra foram realizadas diversas apresentações relacionadas à cultura afro-brasileira
A professora de Matemática do Colégio Estadual Eurico Batista Rosas, em Carambeí, Marisete Kops, utilizou as propagandas publicadas nas edições de sexta-feira do Jornal da Manhã para conduzir um estudo sobre as oscilações de preços no mercado, mais especificamente do setor automobilístico. O recurso foi testado nas aulas do Sétimo Ano em cálculos de porcentagem, compras (a vista e a prazo) e para a construção de situações-problemas. “Este processo mostrou aos alunos a importância dos cálculos operacionais da matemática no cotidiano das pessoas, principalmente na aquisição de produtos à vista”, coloca Marisete.
Os estudantes identificaram as diversas ofertas de produtos e aproveitaram essa análise para uma outra atividade: eles fizeram o levantamento dos preços da feijoada que aconteceu no encerramento das atividades do Dia da Consciência Negra, na última quarta-feira (21).
A Programação da Consciência Negra acontece para conscientizar sobre a contribuição da cultura africana na formação da identidade brasileira. Para atingir este objetivo, todos os professores se uniram na realização de diversas atividades durante o segundo semestre letivo. “Todas as disciplinas trabalharam com a ideia de diversidade nacional, mostrando que a cultura africana colaborou para a construção da nossa identidade”, coloca a professora de História, Daniela Moscato.
Os estudantes aprenderam e discutiram sobre a Lei de Cotas nas universidades e o preconceito; aprenderam mais sobre religião, alimentação típica africana e sobre os ritmos e danças. O novo aprendizado foi colocado em cordéis que estão expostos em varais no Colégio. “Através dessas atividades concluímos o quanto é importante um trabalho de resgate e conhecimento da cultura afro-brasileira, assunto que, por tanto tempo, não esteve presente nos currículos escolares”, aponta Daniela.

Fonte: Jornal da Manhã 23/11/2012 Talita Moretto

Nenhum comentário:

Postar um comentário