Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Charge, aprendendo com alegria



A charge foi criada no princípio do século XIX e é um gênero que, além de texto, envolve ilustração. De uma forma engraçada satiriza um determinado assunto, que na maioria das vezes envolve ações políticas e sociais. O seu poder de comunicação é tão amplo que em períodos de censura ela deixou de ser publicada.

Seu papel em qualquer jornal é fundamental, uma vez que produz na sociedade um pensamento crítico sobre determinados temas. Diariamente é publicada no jornal A Tribuna uma charge, e a professora de língua portuguesa Mariana Passos, da EMEF José Lemos de Miranda, trabalha em sala de aula com algumas delas. Durante uma visita à Rede Tribuna, estudantes dos sexto e sétimo anos que participaram do projeto tiveram a oportunidade de conhecer o próprio criador do material utilizado em sala de aula, André Felix. E além de tirarem muitas fotos, a turma preparou um grande cartão, parabenizando A Tribuna pelas charges publicadas, e também pelo fato de deixar o estudo mais prazeroso depois do início da atividade.

O projeto “Charges: do riso à reflexão” tem como objetivo apresentar aos estudantes este gênero textual, assim como diferenciá-lo dos demais gêneros jornalísticos, que por sua vez são imparciais, ao contrário da charge.  Também objetiva fomentar o interesse dos alunos pela leitura do jornal, juntamente com a formação de um pensamento mais crítico sobre os acontecimentos atuais. Os estudantes tiveram muito trabalho durante a atividade, que envolvia não só a seleção e leitura das charges, mas a discussão entre alunos e professores e a produção de um texto sobre os temas.

A dica da professora é que trabalhar com charge deixa a atividade muito mais prazerosa, pois leva o conhecimento de uma forma descontraída e possibilita a reflexão sobre determinado fato. Algumas visitas sempre deixam um gostinho de quero mais e esta não foi diferente.

Depoimento dos alunos sobre o projeto:
“Eu admiro muito o trabalho que o André Felix faz, pois ele mostra as notícias do dia a dia de um modo diferente. Ele desenha muito bem, mas além de desenhar ele se preocupa com as notícias mais sérias, de um modo tão engraçado que parece até que ele está brincando”. Ester Silva Paiva, aluna da 6°C.
“Eu acho interessante porque ele mostra as notícias do cotidiano, as charges dele são muito boas. Eu gosto das charges nas aulas porque tornam elas mais descontraídas”. Maykon Ramos Santa, aluna da 6°C.
“Eu acho muito importante levar as charges para a sala de aula. Às vezes lemos coisas no jornal que só entendemos melhor quando vemos as charges. Elas chamam mais atenção.” Ana Carolina Andrade Melo, 7°B

Fonte: A Tribuna na Escola, Programa desenvolvido pelo jornal A Tribuna/ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário