Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Estudantes de Currais Novos participam de projeto de leitura


Atividade foi desenvolvida com alunos do 5º ano ao ensino médio e motivou a todos para a leitura
Cedida
Estudantes se apresentaram caracterizados das personagens
Quem não gosta de ler? Ou melhor, quem gosta? A resposta, muitas vezes, é: depende do quê. Como indagou o poeta Carlos Drummond de Andrade, em seu poema intitulado Procura da poesia, "Trouxeste a chave?", a leitura depende somente de uma chave que abre a porta de um mundo. E se esse mundo não é apresentado, não haverá gosto pela leitura.

Experimente levar livros para a sala. E , mais do que isso, procure falar dos livros de uma maneira que envolva toda a turma, que a deixe instigada a descobrir um pouco mais sobre o mundo do qual o professor fala.

Os professores da Escola Estadual Capitão Mor Galvão, em Currais Novos, pertencente à 9ª Diretoria Regional de Educação (DIRED), observaram um fato que se repete na maioria das escolas: grande parte dos alunos não gosta de ler. Diante disso, como procurar o encantamento para esses alunos que estão soltos, que não se interessam pela leitura?

A turma de docentes decidiu desenvolver um projeto que envolvesse a escola inteira e ainda atraísse leitores. E assim foi feito. Montaram o projeto interdisciplinar de incentivo à leitura e à escrita "Encontro com leitores". O projeto envolveu alunos do 5º ao 9º ano do turno matutino e da 1ª à 3ª série do ensino médio, dos turnos matutino, vespertino e noturno.

De acordo com a professora de língua portuguesa Maria Aparecida Tiago de Melo, a finalidade do trabalho era despertar nos alunos o interesse pela leitura e pela escrita, através de uma metodologia que envolve a escolha livre de livros de variados gêneros que serão lidos e apresentados mensalmente nas aulas de língua portuguesa, mediante atividades dinâmicas previamente escolhidas e que
seriam desenvolvidas nas aulas das demais disciplinas.

Fora isso, os estudantes também visitaram lugares importantes em Currais Novos, como Casarão da Poesia e a biblioteca municipal, e em Mossoró, como a Redação do jornal GAZETA DO OESTE, o Memorial da Resistência e a Biblioteca Ney Pontes. "Os livros eram escolhidos pelos alunos em sala de aula ou na biblioteca da escola. Após a escolha, marcávamos o dia da apresentação e a forma que seriam apresentados. As apresentações aconteceram através de várias formas: cartazes com resumos, cartas que indicavam a leitura do livro para um amigo da sala, maquetes, teatro de fantoches, vídeos, músicas, notícia, teatro", disse a professora.


Estudantes participaram de seleção 'literária' para viagem

Além do incentivo à leitura propiciado pelo desenvolvimento do projeto, os professores promoveram também uma gincana para selecionar os alunos que visitariam a cidade de Mossoró, já que não daria para levar todos os estudantes da instituição. "Para selecionar os alunos que viajariam, lembrei que estava prevista para a culminância um intercâmbio de livros usados, e lancei uma 'disputa' entre as turmas. A turma que conseguisse o maior número de livros literários usados teria a preferência na lotação do ônibus. Foi uma disputa sadia, quase todos os dias algum aluno trazia um livro para a escola, o que me deixava muito feliz. Todos os livros doados farão parte do acervo da escola", explica Aparecida.

Depois de selecionados os alunos, a viagem ocorreu no mês de setembro. Participaram 40 estudantes e 5 professores, que conheceram um pouco da história do jornal GAZETA DO OESTE e a produção de um jornal, conversaram com o escritor Mario Gerson, que lhes mostrou seus livros e falou da importância da leitura, além de visitar os pontos turísticos  da cidade de Mossoró.


Apresentação do projeto teve desfile de personagens

A culminância do projeto Encontro com leitores foi feita no dia 30 de outubro, com a exposição de trabalhos dos alunos.
Duas peças de teatro baseadas na leitura de dois livros (Martine Seco, de Fernando Sabino e Pequenos Milagres, de Maurício Arruda e Paulo de Moraes) foram produzidas e encenadas pelos alunos do 8º ano. O 6º e 8º anos apresentaram vários ritmos musicais sob a coordenação da professora Dilse Alves. O professor Cloacir Gomes organizou o desfile literário no qual alunos da 2ª série do ensino médio representaram vários personagens da literatura.

Estiveram na passarela: Iracema; Gabriela junto com Nacibe e Maria Machadão; a escrava Isaura, acompanhada de Leôncio e um escravo; Dona Flor e seus dois maridos; Peri, de O Guarani; a Moreninha; Brás Cubas e Rita Baiana, saída de O Cortiço. "Foi simplesmente fantástico", exaltou Aparecida.

Cada professor contribuiu com o projeto, orientando os alunos quanto à escolha de livros para leitura, lendo com os alunos e organizando os trabalhos para exposição.

Para a professora Aparecida Tiago, os alunos se sentiram incentivados a ler. Gostaram muito do que apresentaram e da forma como foi desenvolvido o projeto. "Fiz uma avaliação junto com os alunos e eles me falaram que o projeto é importante na escola porque os incentiva a ler mais. Gostaram da forma como eles próprios escolhem os livros, sem que houvesse imposição para uma leitura específica e gostaram das formas de apresentação. Isso fez com que eles se envolvessem com vontade no desenvolvimento das atividades. Os alunos também ficaram muito felizes quando comuniquei que o projeto seria uma atividade permanente da escola. O envolvimento dos outros professores engrandece o projeto, pois a leitura e a escrita são uma necessidade em todas as disciplinas. O apoio da direção e da equipe pedagógica foi imprescindível para a realização do trabalho. Graças a Deus a repercussão do projeto foi a melhor possível. Nossa escola está sendo muito elogiada por esse trabalho e até estamos vendo a possibilidade de apresentações dos alunos em outras instituições", ressaltou a professora.

Fonte: Gazeta do Oeste/RN 06/11/2012 (Programa Ler para Saber Mais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário