Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Jornal escolar online incentiva a participação social


Credito:  Divulgação
Os alunos corujinhas participantes do projeto FUJA, junto com a professora Sandra e a coordenadora do Vamos Ler, Talita Moretto
O projeto ‘Função Coruja, é notícia de aprendiz – FUJA’ surgiu com o propósito de descobrir alunos talentosos nas salas de aula. Iniciou quando a jornalista Talita Moretto apresentou o Programa Jornal e Educação Projeto Vamos Ler às professoras Sandra Mara Maciel e Lídia Teleginski, do Colégio Estadual Linda Salamuni Bacila, em Ponta Grossa. Desde então, os dois projetos estão ligados através de um terceiro, o projeto Jovem Repórter, que também é coordenado por Talita. Inúmeros trabalhos e notícias, produzidos por alunos e professores, foram publicados na página JM na Educação (no Jornal da Manhã) e no blog do FUJA (fujaenoiz.blogspot.com), durante esse ano.

O FUJA conta com a participação de alunos ‘Corujinhas’, orientados pela professora das disciplinas de Ciência e Matemática, Sandra. “Já trabalhei com jornal impresso no inicio da minha carreira profissional como professora. É muito bom voltar com esta prática, agora expondo os trabalhos de forma mais ampla, não só os acontecimentos de dentro da escola, mas também do lugar onde os alunos moram e frequentam e, melhor ainda, trabalhos produzidos por eles”, fala.

O trabalho com o jornal impresso foi iniciado no Colégio em 2010 quando a professora de Língua Portuguesa, Lídia, escreveu seu projeto para o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) - ‘Os Gêneros Jornalísticos a serviço da construção do sujeito e da cidadania’ - tendo em vista a dificuldade ao acesso à informação por meio do jornal impresso em nossa região e a preocupação em fazer com que os alunos se interessem e se sintam motivados a buscar novos conhecimentos.

Para o professor de História e Sociologia, Marcelo kloster, “o jornal é um importantíssimo meio de comunicação. A função do jornal é expor ao público tudo o que acontece, ou aconteceu, de bom e de ruim na sociedade. Porém, as pessoas precisam ter acesso a esse meio”.

“Atualmente, a busca pela informação através do jornal impresso tornou-se hábito para muitos no colégio porque através do Vamos Ler recebemos exemplares da edição do dia [uma vez na semana] para o desenvolvimento de atividades e também para incentivar ainda mais a leitura”, destaca Lídia.

Os reflexos educacionais são percebidos através do interesse dos alunos, professores e demais envolvidos no trabalho, que estão sempre na expectativa pela valorização de suas produções publicadas no jornal. Em 2013, os professores desejam manter o projeto e contemplar outras mídias.

Fonte: Jornal da Manhã - 13/11/2012

Autor: Gabriel Oliveira | Edição: Talita Moretto

Nenhum comentário:

Postar um comentário