No início de outubro, o Centro de Formação da Prefeitura de Araucária fervilhou conhecimento e ideias na área de Educomunicação. Isso porque os professores se reuniram para a palestra “Alfabetização e Letramento com o jornal”, ministradas pelas doutoras Angela Gusso, na parte da manhã, e Sandra da Costa, à tarde.
Patrocinadas pela Petrobras , 57 escolas do município recebem diariamente a Gazeta do Povo para realizar atividades que fomentam o conhecimento e a informação.
Angelo Gusso, doutora pela Universidade Federal do Paraná e professora da Pontifícia Universidade Católica, iniciou sua apresentação afirmando que a linguagem é forma de interação entre as pessoas, por meio do interlocutor, veículo e objetivo do texto. A professora exemplificou a linguagem escrita com a esfera jornalística, que se organiza em diversos gêneros textuais e modelos como notícia, reportagem, editorial, artigo, carta ao leitor e crônica. Angela ressalta a importância do trabalho com o jornal em sala de aula ao explicar que, quando a leitura é frequente, as informações ficam arquivadas para o momento que precisar usá-las. “Cada escritor ou professor tem seu estilo, mesmo que esteja escrevendo em um gênero comum. O próprio sujeito imprime sua marca no texto naturalmente quando a leitura é frequente.”, afirma ela.
Já Sandra Batista da Costa, doutora pela Universidade Estadual de Campinas, apresentou práticas pedagógicas enriquecedoras e conceitos de linguagem. Na palestra, a professora exemplificou as habilidades da leitura e a importância do jornal para esse fim. “O jornal auxilia na apropriação, compreensão e valorização da cultura escrita em um ambiente mais amplo; além de contribuir para a produção e interpretação de diferentes gêneros textuais”, conclui.
Para Jociane Geronasso, da Secretaria Municipal de Araucária, as atividades do projeto Ler e Pensar com a Gazeta do Povo convergem com as Diretrizes Municipais de Educação. “As palestras vieram para coroar as práticas pedagógicas que utilizam o jornal como recurso”. Assim também concorda a professora Gertrudes Oberleitner, que atua na Escola Municipal Papa Paulo VI. “Uso o jornal não apenas para textos escritos, mas costumo trabalhar com tiras e charges. Isso estimula analisar a mensagem com um olhar mais crítico”, explica.
Angelo Gusso, doutora pela Universidade Federal do Paraná e professora da Pontifícia Universidade Católica, iniciou sua apresentação afirmando que a linguagem é forma de interação entre as pessoas, por meio do interlocutor, veículo e objetivo do texto. A professora exemplificou a linguagem escrita com a esfera jornalística, que se organiza em diversos gêneros textuais e modelos como notícia, reportagem, editorial, artigo, carta ao leitor e crônica. Angela ressalta a importância do trabalho com o jornal em sala de aula ao explicar que, quando a leitura é frequente, as informações ficam arquivadas para o momento que precisar usá-las. “Cada escritor ou professor tem seu estilo, mesmo que esteja escrevendo em um gênero comum. O próprio sujeito imprime sua marca no texto naturalmente quando a leitura é frequente.”, afirma ela.
Já Sandra Batista da Costa, doutora pela Universidade Estadual de Campinas, apresentou práticas pedagógicas enriquecedoras e conceitos de linguagem. Na palestra, a professora exemplificou as habilidades da leitura e a importância do jornal para esse fim. “O jornal auxilia na apropriação, compreensão e valorização da cultura escrita em um ambiente mais amplo; além de contribuir para a produção e interpretação de diferentes gêneros textuais”, conclui.
Para Jociane Geronasso, da Secretaria Municipal de Araucária, as atividades do projeto Ler e Pensar com a Gazeta do Povo convergem com as Diretrizes Municipais de Educação. “As palestras vieram para coroar as práticas pedagógicas que utilizam o jornal como recurso”. Assim também concorda a professora Gertrudes Oberleitner, que atua na Escola Municipal Papa Paulo VI. “Uso o jornal não apenas para textos escritos, mas costumo trabalhar com tiras e charges. Isso estimula analisar a mensagem com um olhar mais crítico”, explica.
O Ler e Pensar foi criado em 1999 pela Gazeta do Povo e atualmente está presente em 52 municípios paranaenses, envolvendo mais de 3.600 professores e 113.000 crianças em atividades que envolvem a utilização do jornal em sala de aula.
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31/10/2012
31/10/2012
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