Jovens utilizam notícias sobre problemas ambientais e urbanos para compreender melhor o conteúdo
A matéria ‘Sanepar vai aplicar R$ 1,4 milhão na rede de esgoto de Reserva’, publicada dia 01 de junho no Jornal da Manhã, deu início a uma discussão sobre o uso consciente da água e a importância das estações de tratamento (de água e esgoto). A repercussão do assunto aconteceu nas turmas de ensino médio no Colegio Estadual Eurico Batista Rosas, em Carambeí.
Nas aulas de Química, a professora Eliéte Mendes Vaz abordou o assunto a partir daquela e de outras notícias sobre a falta de água em Ponta Grossa (episódio também ocorrido em junho), que foram relacionadas aos conteúdos da disciplina. “Falei sobre o processo de tratamento da água que é distribuída na cidade, bem como o tratamento do esgoto produzido pela população. Destaquei também a importância do uso consciente da água que recebemos em nossas casas, buscando estimular ações que minimizem o mau uso, o desperdício e a contaminação”, explica Eliéte.
Depois dessa reflexão inicial, a professora de Artes, Iraci dos Santos, conduziu um trabalho de criação de charges relacionadas com o tema sustentabilidade. Além disso, os estudantes produziram cartazes destacando a preservação e o uso correto da água. O trabalho serviu para conscientizar os jovens sobre a necessidade de se preservar as fontes de água que existem para que elas não se esgotem.
Depois dessa reflexão inicial, a professora de Artes, Iraci dos Santos, conduziu um trabalho de criação de charges relacionadas com o tema sustentabilidade. Além disso, os estudantes produziram cartazes destacando a preservação e o uso correto da água. O trabalho serviu para conscientizar os jovens sobre a necessidade de se preservar as fontes de água que existem para que elas não se esgotem.
Sala de Recursos
Jornal auxilia alunos com dificuldade
Jornal auxilia alunos com dificuldade
A professora da Sala de Recursos do Colégio Eurico Batista, Iara Mellem, utiliza o jornal nas aulas de Língua Portuguesa com alunos do sexto ano. “Eu gosto de despertar o interesse pela leitura e dar a eles segurança, aumentando a autoestima desses jovens”, esclarece. Além disso, Iara trabalha a pontuação através da leitura oral. Ela montou uma bancada na sala de aula onde organiza a apresentação de jornal falado. Todos participam da dinâmica. Iara revela que já houve avanços em qualidade e quantidade de leitura. “Ler deixou de ser uma obrigação e passou a ser um momento de lazer, conhecimento e troca de experiências. Eles estão muito interessados no jornal e, principalmente, por buscar notícias sobre a sua cidade, e estão perdendo a timidez”, afirma.
Fonte: Jornal da Manhã/ Ponta Grossa/PR 10/08/2012
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