O Grupo RBS promoveu nesta terça-feira (28) o Painel RBSespecial sobre a qualidade da educação, lançando a nova campanha institucional da empresa: “A Educação Precisa de Respostas”. Com a participação de autoridades e referências em educação presentes em eventos realizados nas sedes daRBS TV de municípios gaúchos e catarinenses, participaram do painel o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o secretário estadual da Educação do RS, Jose Clovis de Azevedo, o secretário estadual da Educação de SC, Eduardo Deschamps, o conselheiro do Todos Pela Educação, Mozart Neves Ramos, e a secretária municipal de educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin, além do Presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS, Nelson Sirotsky. O Presidente Executivo do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, também participou do lançamento.
Na abertura, Nelson Sirotsky confirmou os seis compromissos do Grupo RBS com a Educação, publicados em editoriais de todos os jornais do grupo nesta terça-feira.
- Acreditamos que a qualidade da educação é o instrumento mais poderoso que temos para transformar as pessoas, a sociedade e a própria nação. O que precisamos mesmo é de respostas, a educação precisa de respostas, e a RBS quer contribuir neste sentido - afirmou Nelson Sirotsky.
Aloizio Mercadante destacou a importância de um ensino de qualidade, que passa pelo acompanhamento familiar. Segundo o ministro, sem educação integral o Brasil não dará um salto estratégico.
– Todas as escolas da Europa atendem em tempo integral. Com três horas a mais, você pode dar reforço escolar, formação de música, disciplina, responsabilidade social e ambiental. Cada escola tem liberdade e desenvolve as atividades que mais estimulam os alunos – destacou Mercadante.
No bloco final do Painel RBS, o secretário catarinense Eduardo Deschamps criticou o ensino focado somente no vestibular, defendendo que o Ensino Médio também deveria preparar o aluno para o mercado de trabalho. José Clovis de Azevedo, secretário no RS, lembrou que ainda são aplicadas práticas pedagógicas de passar o conteúdo para os estudantes, mas que a escola deveria assumir o papel de estimular a criatividade.
TVCOM, Rádio Gaúcha, CBN Diário e o site www.painelrbs.com.br transmitiram o evento para o público. Entre 10h e 11h, os termos “Grupo RBS”, “A Educação Precisa de Respostas” e “Educação” ficaram entre os cinco assuntos mais comentados pelos usuários do Twitter no Brasil. O painel teve mediação de Carolina Bahia e participação das jornalistas Ângela Ravazzolo e Júlia Antunes como entrevistadoras.
A Educação Precisa de Respostas
A iniciativa, realizada em conjunto com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, tem como objetivo alertar e conscientizar os cidadãos e estimular e valorizar ações concretas de transformação no campo da educação. O tema volta à agenda da RBS devido à relevância do assunto para o país, à necessidade de ampliar a mobilização das escolas, famílias e comunidades em torno da causa e à sua importância para o Grupo RBS e seus veículos.
Criada a partir de seis perguntas formuladas com base nas metas da organização Todos pela Educação, a campanha foi em busca de respostas para questões como a posição do Brasil no ranking internacional de qualidade da educação, a desvalorização da carreira de professor e a participação dos pais na vida escolar dos filhos. Especialistas de todo o país aderiram à campanha, contribuindo com respostas. Todo o material está disponibilizado no site especialwww.precisamosderespostas.com.br criado para o tema e por meio do qual a comunidade pode participar enviando suas próprias perguntas sobre educação.
Os compromissos do Grupo RBS com a educação
Também nesta terça-feira (28), os jornais do Grupo publicaram um editorial único, que registrou os seis compromissos da RBS com a elevação da qualidade da Educação no país. São eles:
1) Divulgar temas relacionados ao ensino com foco prioritário no interesse dos estudantes;
2) Valorizar a escola como centro de saber e espaço para o desenvolvimento individual e coletivo dos alunos;
3) Dar visibilidade aos indicadores de qualidade da educação, especialmente às avaliações das escolas;
4) Defender a valorização dos profissionais do ensino;
5) Mobilizar a sociedade para participar ativamente no processo educacional, estimulando os pais a se tornarem agentes fiscalizadores da qualidade da aprendizagem;
6) Destacar e premiar iniciativas inovadoras e positivas de ensino, para que sirvam como referência de qualificação.
As frentes de atuação da campanha
Voltada à defesa da educação de qualidade como condição indispensável para o desenvolvimento e crescimento do país, a campanha está baseada em três pilares de atuação: publicitário, editorial e institucional. Anúncios impressos, spots de rádio e peças para internet – além de um vídeo produzido para a campanha – serão publicados para provocar a reflexão da sociedade. Os veículos do Grupo RBS – jornais, rádios, TV e plataformas digitais – irão reforçar a cobertura de temas ligados à educação. Serão realizados, ainda, eventos em escolas e mobilizações pelos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina com a finalidade de envolver as comunidades e instigá-las a refletir sobre a realidade educacional do país.
Fonte: RBS; Fotos: Franco Rodrigues/GlowPress.
Nenhum comentário:
Postar um comentário