Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Professores participam de formação



Professores de Ponta Grossa, Telêmaco Borba e Carambeí, que participam do Projeto Vamos Ler, estiveram reunidos ontem no SESC / PG para uma oficina de formação continuada que abordou ‘Paz, Sustentabilidade e Mídia: Como levar para a escola?’. Vídeos, notícias e textos acerca dos temas foram abordados e discutidos como forma de ensino colaborativo entre todos os professores, de diversos anos escolares, mediados pela coordenação do programa.

No momento, o supervisor de responsabilidade social ambiental da Masisa do Brasil, o engenheiro Clebes de Oliveiro, ministrou uma palestra destacando a sustentabilidade e a reciclagem, revelando ações que podem ser conduzidas por cada indivíduo no ambiente familiar e escolar. Na sua fala, o engenheiro chamou a atenção para a importância de educar pelo exemplo: “A criança confia, admira seu professor e seus pais. A forma de conduta dessas pessoas vai refletir na conduta desta criança; se ela ver você jogando lixo no chão, também vai jogar porque ela se espelha em você”, aponta.
Uma atividade que merece destaque quanto à preocupação em educar o jovem para ter consciência da sustentabilidade social acontece no Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen. O professor de Geografia, Sérgio Danilenko, criou uma oficina de reciclagem dentro da escola, com os estudantes. “Sendo a escola uma instituição educativa, cujo maior objetivo é socializar conhecimentos tanto para professores quanto para alunos, propomos esta oficina que visa subsidiar o aluno no desenvolvimento de técnicas que façam alcançar, de formas simples, atividades conscientizadoras”, esclarece.
Unido a imaginação e entusiasmo dos participantes, a oficina propõe habilidades fáceis de aprender, transformando material simples e barato em excelentes objetos de decoração a partir daquele papel que, aparentemente, não tem mais utilidade.
O colégio participa do projeto ‘Vamos Ler, Reciclar e Preservar (uma parceria Vamos Ler e Masisa), e a oficina também foi uma forma encontrada pelos professores para incentivar a coleta dos jornais antigos, proposta do projeto.

Oficina
Projeto envolve jovens na reciclagem de papel
A oficina de reciclagem acontece no Colégio Arnaldo Jansen três vezes por semana, em contraturno. Os estudantes aprendem e executam todo o processo da transformação do papel antigo em um novo, reciclado. O objetivo do projeto é contribuir na preservação do ambiente. 

“Sensibilizar os alunos para que compreendam que a partir de pequenas atitudes é que acontecem as mudanças”, destaca Danilenko. A atividade também leva os jovens a conhecerem a história do papel, suas diferentes possibilidades de utilização, a importância econômica e processo de fabricação. “Pretendemos estimular, através da educação ambiental, uma melhor qualidade de vida. Além disso, apoiar iniciativas locais de modo que sirvam como subsídio ao processo de conscientização”, explica. A professora de Língua Portuguesa do Colégio, Patrícia Kloster, revela que estão planejando fazer uma edição do jornal escolar ‘Fala Arnaldo’ com o papel reciclado produzido pelos alunos.

Confira, no site do Vamos Ler, o passo a passo seguido pelo professor Danilenko para ensinar os alunos a reciclar papel.
Fonte: Jornal da Manhã -Talita Moretto 16/08/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário