Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Proposta de oficina pedagógica: trabalhando cidadania no jornal

Segue abaixo a proposta da oficina pedagógica “Trabalhando cidadania no jornal”, que desenvolvemos com crianças dos quartos e quintos anos de instituições que participam do Diário na Escola.
1        – Conteúdo
1.1  Cidadania
1.2  Leitura e escrita
1.3  Objetivos:
a) Verificar os conhecimentos prévios das crianças sobre Cidadania; b) Levar os participantes à compreensão de notícias cidadãs e não cidadãs presentes no jornal; c) Verificar os sentimentos provocados pelas notícias e d) Fazer com que os alunos compreendam e emitam opiniões orais e escritas sobre o conteúdo trabalhado.
2        – Estratégias/procedimentos de ensino
Oficina expositiva, utilizando recursos audiovisuais. Atividades práticas em grupos, inseridos em um contexto dinâmico e interativo entre as crianças e os ministrantes.
Detalhamento: Iniciaremos as oficinas com a apresentação dos vídeos “A menina que odiava livros” (duração 7min20seg) e “Chico Bento vai ao Shopping” (duração 6min58seg). Na sequência será feita discussão para verificar o que as crianças compreenderam sobre os vídeos assistidos, seguidos de questionamentos dos ministrantes para conduzi-las a compreensão inicial do que é Cidadania e o quenão é cidadania. No caso do primeiro vídeo entende-se que Ler é um direito e um ato cidadão; já no segundo, o roubo de um calçado por Chico Bento, mesmo que inconsciente pelo personagem, não é um ato cidadão.
Posteriormente às discussões iniciais, dividiremos o quadro em duas colunas escrito atos cidadãos e atos não cidadãos a fim de verificarmos fatos locais (ocorridos na escola, na família e na comunidade) que são cidadãos e não cidadãos de conhecimento dos participantes. Faremos um levantamento de hipóteses para verificar o que as crianças entendem sobre Cidadania, após as anotações no quadro do que os alunos falaram sobre o assunto em questão, apresentaremos a seguinte definição da Wikipédia: “Cidadania (do latim, civitas, “cidade”) é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.”
Atividades práticas: No segundo momento, as crianças serão divididas em equipes de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá três edições diferentes do jornal O Diário, tesouras, colas, cartolinas e uma tabela digitada. Os ministrantes solicitarão que cada equipe olhe os jornais e escolha um fato que não apresenta atitude cidadã e o outro que apresenta atitude cidadã. Encontrados os alunos irão colar as duas matérias nas cartolinas e anotarão os sentimentos provocados pelas notícias, tais sentimentos serão indicados na tabela. Finalizadas as discussões, cada equipe produzirá um texto coletivo sobre o que compreenderam do que é Cidadania e apresentarão opiniões sobre as matérias escolhidas. Para finalizar, os grupos apresentarão suas conclusões e colarão as cartolinas no quadro ou mural.  Os melhores textos e/ou ilustrações serão publicados em coluna de “O Diário na Escola”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário