Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

História do jornal é foco de pesquisa


Jovens estudam a trajetória do meio de comunicação impresso e organizamuma exposição artística, com cartazes e fotos, no Colégio Padre Arnaldo Jansen


Os alunos do sexto ano do Colégio Estadual Becker e Silva, em Ponta Grossa, após fazer a leitura do Jornal da Manhã e debater sobre as noticias, foram desafiados a pesquisar a história do jornal, sua invenção, seus precursores, de modo a estabelecer um vínculo entre as diferentes formas de sociedade e pensamentos. O responsável pela atividade foi o professor de Língua Portuguesa, Edgar de Oliveira. “Por ocasião desta pesquisa, os alunos puderam elaborar cartazes e faixas ilustrativas com textos, desenhos, fotografias e diversos outros materiais encontrados sobre a história do veículo de comunicação”, explica o professor. O objetivo do trabalho foi propiciar uma reflexão crítica a respeito da dimensão social do jornal e fomentar o talento artístico, a produção textual e a criatividade dos jovens.

A pesquisa abriu espaço para ricas discussões em sala de aula e os estudantes passaram a valorizar mais o jornal enquanto instrumento informativo, importante para os cidadãos.
O trabalho resultou em uma exposição, a qual foi chamada de ExpoArte, onde os trabalhos produzidos pela turma foram apresentados a todos do Colégio. “Sinto-me honrado em proporcionar singular espaço de reflexão e livre pensamento aos alunos”, destaca o professor Edgar.
Fonte: Jornal da Manhã/ Programa Vamos Ler - Talita Moretto 30/08/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário