Dominique Torquato / Agência Anhanguera de Notícias
O seminário foi realizado em julho na Faculdade de Educação da Unicamp, o evento reuniu os coordenadores dos programas realizados no Brasil com o apoio da ANJ
Mensalmente, os professores atendidos pelos Programas de Jornal e Educação (PJE) do Grupo Mogi News de Comunicação participam de capacitações que procuram auxiliá-los no melhor aproveitamento do jornal nas suas aulas. Em julho, foi a vez dos coordenadores das propostas desenvolvidas em todo o Brasil se reunirem para discutir a importância desse veículo de comunicação no segmento pedagógico e a sua contribuição para a melhoria do sistema de ensino; debater a evolução da Educação e das práticas pedagógicas; da influência das novas ferramentas tecnológicas no cotidiano escolar; das mudanças no campo educacional; além de outros assuntos pertinentes à área da Educação. Na reunião, eles ainda compartilharam as atividades que vêm sendo feitas por meio de suas iniciativas, além de sugestões que visem ao aperfeiçoamento do trabalho que cada um deles vem fazendo por meio do jornal em sua respectiva região. Essa variedade de assuntos foi discutida no 6º Seminário O Professor e a Leitura de Jornal - Redes Sociais e Interatividade, realizado na Faculdade de Educação de Campinas entre os dias 11 e 13 de julho. A coordenadora-geral dos projetos Diário do Alto Tietê - Formando o Cidadão do Futuro e do Mogi News Cidadania -Ler para Saber Mais, Suéller Costa, esteve presente.
Promovido pela Rede Anhanguera de Comunicação (Grupo RAC), o Correio Escola Multimídia (Programa de Jornal e Educação do Correio Popular), com o apoio da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação de Leitura do Brasil e da Faculdade de Educação da Unicamp, o evento reuniu cerca de 30 coordenadores de programas desenvolvidos no Brasil, além de professores de diferentes áreas e de diversos níveis de ensino de todo o País. No primeiro dia, o encontro foi destinado apenas aos coordenadores de PJE. Comandado pela ANJ, a reunião debateu os benefícios e resultados que o jornal tem proporcionado nas redes de ensino onde passou a ser utilizado. Os participantes apresentaram os seus projetos e as ações realizadas. Promovido anualmente, o encontro possibilita a troca de ideias, sugestões de trabalho, dicas para aprimorar as ações e ainda permite o conhecimento do que vem sendo feito em todo o País por cada representante desse projeto educacional.
Os demais dias foram dedicados para o seminário. Mesas-redondas, sessões de comunicação e oficinas abrangendo o tema deste ano, "Redes Sociais e Interatividade", fizeram parte da programação. Aberto para todos os educadores brasileiros, o evento contou com convidados representativos, dentre eles, o ex-secretário de Educação de Campinas, Ezequiel Theodoro da Silva; a coordenadora do projeto Correio Escola Multidimídia e precursora de Programas de Jornal e Educação no Brasil, Cecília Pavani; a coordenadora-geral dos Programas de Jornal e Educação (PJE) da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Cristiane Parente; da jornalista Thaïs Mendonça Jorge, da Universidade de Brasília; Débora Sebriam, do Instituto EducaDigital; dentre tantos outros.
Segundo os organizadores, o tema deste ano procurou despertar nos educadores uma maior atenção nas distintas interferências e possibilidades educativas que se abrem e são condicionadas com o papel das redes sociais na contemporaneidade. Além disso, discutiu e problematizou as diferentes formas de interatividade que têm sido convocadas neste novo cenário. Em paralelo à discussão das novas tecnologias na Educação, foi abordado a colaboração do jornal nesse campo. Embora não seja tão moderno quanto as inovações que surgem a cada dia, não deixa de mostrar a sua eficácia na área pedagógica. Utilizado em todas as disciplinas, além de incrementar o conteúdo de cada uma delas, contribui para o incentivo à leitura, melhora a escrita e interpretação de textos e ajuda no desenvolvimento do senso crítico.
Promovido pela Rede Anhanguera de Comunicação (Grupo RAC), o Correio Escola Multimídia (Programa de Jornal e Educação do Correio Popular), com o apoio da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação de Leitura do Brasil e da Faculdade de Educação da Unicamp, o evento reuniu cerca de 30 coordenadores de programas desenvolvidos no Brasil, além de professores de diferentes áreas e de diversos níveis de ensino de todo o País. No primeiro dia, o encontro foi destinado apenas aos coordenadores de PJE. Comandado pela ANJ, a reunião debateu os benefícios e resultados que o jornal tem proporcionado nas redes de ensino onde passou a ser utilizado. Os participantes apresentaram os seus projetos e as ações realizadas. Promovido anualmente, o encontro possibilita a troca de ideias, sugestões de trabalho, dicas para aprimorar as ações e ainda permite o conhecimento do que vem sendo feito em todo o País por cada representante desse projeto educacional.
Os demais dias foram dedicados para o seminário. Mesas-redondas, sessões de comunicação e oficinas abrangendo o tema deste ano, "Redes Sociais e Interatividade", fizeram parte da programação. Aberto para todos os educadores brasileiros, o evento contou com convidados representativos, dentre eles, o ex-secretário de Educação de Campinas, Ezequiel Theodoro da Silva; a coordenadora do projeto Correio Escola Multidimídia e precursora de Programas de Jornal e Educação no Brasil, Cecília Pavani; a coordenadora-geral dos Programas de Jornal e Educação (PJE) da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Cristiane Parente; da jornalista Thaïs Mendonça Jorge, da Universidade de Brasília; Débora Sebriam, do Instituto EducaDigital; dentre tantos outros.
Segundo os organizadores, o tema deste ano procurou despertar nos educadores uma maior atenção nas distintas interferências e possibilidades educativas que se abrem e são condicionadas com o papel das redes sociais na contemporaneidade. Além disso, discutiu e problematizou as diferentes formas de interatividade que têm sido convocadas neste novo cenário. Em paralelo à discussão das novas tecnologias na Educação, foi abordado a colaboração do jornal nesse campo. Embora não seja tão moderno quanto as inovações que surgem a cada dia, não deixa de mostrar a sua eficácia na área pedagógica. Utilizado em todas as disciplinas, além de incrementar o conteúdo de cada uma delas, contribui para o incentivo à leitura, melhora a escrita e interpretação de textos e ajuda no desenvolvimento do senso crítico.
Fonte: Jornais Mogi News e Diário do Alto Tietê/SP 15/08/2012
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