Os alunos construíram gráficos para representar a classificação e a quantidade de medalhas conquistadas por alguns países, incluindo o Brasil
O esporte é um assunto que atrai bastante a atenção dos jovens. Percebendo este grande interesse, os professores da Escola Municipal Adelaide Thomé Chamma, em Ponta Grossa/PR, Aline Kubaski, Larissa Rogalla e Jackson Lopes, utilizaram as notícias relacionadas à participação do Brasil nas Olimpíadas de Londres 2012 e organizaram um trabalho que envolveu Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e Educação Físicas, com turmas do quinto ano. Além de ler e conhecer sobre as modalidades esportivas, a atividade despertou nos alunos o espírito olímpico. Eles também aprenderam a construir gráficos com o resultado dos jogos.
Os professores desenvolveram o trabalho com base nas matérias: ‘Arthur Zanetti ganha o ouro nos Jogos Olímpicos de Londres’ e ‘Brasil decide diante da Coréia vaga na final’, publicadas no dia 07 de agosto no Jornal da Manhã, além de notícias veiculadas na televisão.
“Nas aulas de Educação Física estudamos a história das Olimpíadas, as regras de alguns esportes disputados e a importância do espírito olímpico em competições, tanto nas aulas quanto nas brincadeiras entre amigos”, comenta o professor Lopes. Em Geografia, os estudantes conheceram a localização de alguns países participantes. Em Matemática, analisaram o quadro de medalhas, avaliando a participação do Brasil e a importância de investimentos no esporte. Em Língua Portuguesa, os alunos treinaram a escrita e interpretação ao escrever notícias sobre os acontecimentos que marcaram suas férias, sendo que o assunto principal foi Olimpíadas.
Dentre os resultados alcançados com o trabalho, os professores apontam a participação ativa dos jovens nas discussões, maior argumentação e opinião, além de estarem mais motivados para a prática esportiva.
Os professores desenvolveram o trabalho com base nas matérias: ‘Arthur Zanetti ganha o ouro nos Jogos Olímpicos de Londres’ e ‘Brasil decide diante da Coréia vaga na final’, publicadas no dia 07 de agosto no Jornal da Manhã, além de notícias veiculadas na televisão.
“Nas aulas de Educação Física estudamos a história das Olimpíadas, as regras de alguns esportes disputados e a importância do espírito olímpico em competições, tanto nas aulas quanto nas brincadeiras entre amigos”, comenta o professor Lopes. Em Geografia, os estudantes conheceram a localização de alguns países participantes. Em Matemática, analisaram o quadro de medalhas, avaliando a participação do Brasil e a importância de investimentos no esporte. Em Língua Portuguesa, os alunos treinaram a escrita e interpretação ao escrever notícias sobre os acontecimentos que marcaram suas férias, sendo que o assunto principal foi Olimpíadas.
Dentre os resultados alcançados com o trabalho, os professores apontam a participação ativa dos jovens nas discussões, maior argumentação e opinião, além de estarem mais motivados para a prática esportiva.
Fonte: Jornal da Manhã/PR - Talilta Moretto 14/08/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário