Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Lendo e Relendo no Parque foi pura diversão



Evento acontece há sete anos, e desta vez levou mais de sete mil pessoas, maioria crianças do programa Lendo & Relendo, do IJPB. 

A 7ª edição do Lendo & Relendo no Parque reuniu mais de sete mil pessoas entre alunos, professores, pais e voluntários, no sábado à tarde, no Parque Conta Dinheiro.

Brincadeira e muita diversão fizeram parte da programação que contou com a participação de mais de 30 escolas e mais outras seis instituições de ensino de Lages, Capão Alto, Correia Pinto e Otacílio Costa. O evento é uma realização do Instituto José Paschoal Baggio (IJPB) e conta com o apoio do Correio Lageano e o patrocínio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Lages.

”Essa edição mostra o crescimento do evento, que conta com apoio da SDR e de outros parceiros que estão conosco desde o início. Melhoramos a estrutura no Parque. Observamos isso, vendo a empolgação dos participantes que esperam muito para estarem aqui”, afirmou a presidente do  Instituto, Isabel Baggio.

Ela comentou, ainda, que é prazeroso ver que a cada ano o programa e o evento conseguem mais adesão e que a alegria das crianças é a recompensa por todo o esforço para manter o programa. Segundo ela, são essas iniciativas que fazem as pessoas felizes. Há muitas crianças que não têm acesso a esse tipo de lazer. “O Lendo & Relendo no Parque é um pedaço do programa, que tem como foco o estudo e o desenvolvimento da cidadania, mas eles (alunos) também precisam de lazer, e a maioria não tem”, definiu.

Para o secretário de Desenvolvimento Regional, Jurandi Agustini, a parceria da SDR com o evento é muito importante, pois desenvolver atividades com as crianças dá resultados. “O programa Lendo & Relendo estimula as crianças em todos os sentidos, sem esquecer que o programa desperta nas pessoas o hábito de ler”, elogiou.

A coordenadora do Programa Lendo & Relendo com o Correio Lageano, Edite Moraes, destacou a maturidade das crianças que participaram nesta edição. “A postura estava diferente, percebi um amadurecimento. Mesmo quem vem pela primeira vez, já tem um conhecimento de como funciona, porque os amigos que já participaram contam como é. Mas isso não diminui em nada a expectativa”, disse. Ela comentou, ainda, sobre a presença de muitas famílias no Parque, além de empresáriosparceiros que foram conhecer o evento.

Edite afirmou que já recebeu sugestões para o próximo ano. “Estou pensando no que pode ser melhorado na organização e novas parcerias que podem ser firmadas”, concluiu.

Parceria garante sucesso do evento

Entidades e empresas  que contribuíram com o Lendo & Relendo prometem participar novamente na próxima edição

Das cerca de 50 (empresas e entidades) parceiras do evento, a maioria já está com o Lendo & Relendo no Parque desde o início, como é o caso do Corpo de Bombeiros da Região de Lages.

Vários profissionais estiveram à disposição das crianças no Parque de Exposições para mostrar tudo o que levaram: uma ambulância e um caminhão auto-bomba-tanque e resgate, um bote de salvamento, além de outros equipamentos como ferramentas de desencarceramento (retirada de vítimas das ferragens de um veículo acidentado); e de salvamento aquático. Todos os artefatos deixaram Vitor da Silva Padilha, de 9 anos, encantado. Aluno do 4º ano da escola municipal Marechal Rondon, de Otacílio Costa, ele quer ser bombeiro quando crescer. “Gosto porque salva vidas e deixa as pessoas mais felizes”, argumentou.

O aspirante Marcus, comenta que no Brasil os bombeiros têm boa aceitação da sociedade. Uma pesquisa divulgada em 2010, pelo grupo alemão GFK, quarta maior empresa de pesquisa de mercado do mundo, aponta que os bombeiros têm 98% de aceitação. A confiança foi expressada pelas crianças participantes do Lendo e Relendo no Parque. Todo o tempo os profissionais tiveram ‘plateia’ para explicar sobre seu trabalho e, especialmente, ensinar os cuidados com o gás de cozinha.

10º BEC. Os caminhões que só circulam em obras de estradas, a retroescavadeira e a carregadeira do 10º Batalhão de Engenharia de Construção chamaram muito a atenção. Mas foi na pista de cordas montada pelos militares que as crianças mais se divertiram. Os mais estudiosos puderam acompanhar a videorevista que conta a história no Batalhão. Ainda teve exposição de material de acampamento. Para o tenente Topolski, a presença deles no evento é bem recebida pelas crianças que querem conversar e conhecer os equipamentos.

Klabin. O transporte para alunos da rede municipal de ensino das cidades de Otacílio Costa e Correia Pinto ficou por conta da Klabin. Caroline Kisueño que esteve representando a empresa no evento, junto com o boneco Zeloso, mascote de segurança disse que “a Klabin colabora efetivamente com oInstituto José Paschoal Baggio, para manter o programa Lendo & Relendo nos municípios da Serra Catarinense”. O Zeloso também fez muito sucesso com as crianças que paravam para tirar fotos.

Gered. “Somos parceiros de muitos anos do Instituto José Pachoal Baggio, porque entendemos que o programa oferece um espaço pedagógico e ainda oferece lazer no fim de semana para as crianças”, explica a gerente Regional de Educação, Maria de Fátima Ogliari. Ela comentou, ainda, como sábado foi o dia da família na escola da rede estadual de ensino, o evento levou muitas famílias.

Marfrig. Os funcionários da empresa Marfrig (ex-funcionários da Perdigão) já são conhecidos do Lendo & Relendo no Parque, mas a nova empresa está pela primeira vez. É que a unidade de Lages foi comprada pela Marfrig este ano. “Participar está no sangue dos colaboradores, não tem como recusar”, comentou o técnico João Ednei Moraes. A empresa colaborou com refrigerantes. “Não deu tempo de nos organizarmos para servir lanche, por isso optamos pelo refrigerante; estar aqui não tem explicação, ver essas crianças recebendo um lanche diferente do comum, é muito bom”, definiu.

Vossko. Pela primeira vez a empresa participou do evento, servindo empanado de frango. O gerente comercial, Ednilson Scopel, garantiu que ano que vem estará presente. “Estamos todos emocionados. Não esperávamos tanta gente e tanto carinho das crianças; estamos muito felizes”, comentou.

Sesc. “É uma parceria de sucesso que se reforça a cada ano, porque o Sesc atua na comunidade, com ações de lazer e saúde”, destacou a técnica em educação complementar, Silvia de Oliveira. Para o evento, a entidade levou maquiagem e objetos de material reciclado. “Fomos abençoados por Deus com esse tempo gostoso (sol e calor), e me chamou atenção a participação das famílias e não apenas da escola”.

Sesi. “Sempre que possível o Sesi apóia ações envolvendo a comunidade. Embora a entidade seja mais voltada para a indústria, não podemos nos eximir quando a iniciativa é séria”, afirmou o gerente Regional do Sesi, Dauri Francisco Fernandes, destacando a importância das atividades lúdicas e de lazer para as crianças. “Esperamos que nossa contribuição tenha sido útil”. O Sesi levou brinquedo infláveis.

Proed. O Programa Educacional de Resistência às Drogas marcou presença com pintura, adesivos e informações sobre o tema. “O Proerd é parceiro, pois acreditamos na educação. Com a leitura podemos formar uma sociedade melhor, com pessoas mais esclarecidas”, comentou o soldado Campos.

Secretaria de educação
Lendo e Relendo no Parque já faz parte do calendário letivo dos alunos da rede municipal de ensino. “A data é esperada com ansiedade pelos alunos”, afirmou a coordenadora da Educação Infantil, Alexsandra Schlemper. Segundo ela, o crescimento do evento é visível e espetacular. A Secretaria disponibilizou transporte para todos os alunos das escolas municipais. Além disso, orientadoras e gestoras foram voluntárias.

“A maior parcela de alunos do programa Lendo e Relendo são de escolas municipais, e a Secretaria é sempre parceira, em todas as instâncias”, comentou.

Diversão ilimitada às crianças
Pintura no rosto e brinquedos infláveis, e algumas aventuras radicais garantiram a alegria

Para poder realizar o Lendo no Parque é preciso de muita colaboração, por isso, os voluntários são indispensáveis. O recruta Ivan, de 18 anos, do 10º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC), foi um deles. Em anos anteriores ele era aluno e se divertia nos brinquedos. “Eu me divertia muito. Agora, estou aqui como voluntário para ajudar as pessoas no que elas precisarem”, contou.

E as crianças brincaram muito no sábado. Clauani Ribeiro, Ana Pâmela Andrade Ribeiro e Evelin dos Santos estudam no 5º ano da escola Municipal Joaquim Henriques, bairro Centenário e estavam animadas. Clauani é uma veterana, esteve pela quinta vez e destacou o bom comportamento do colegas. “Muitos que eram pequenos e bagunceiros, hoje estão grandes de bem comportados”, observou.

Ana, pela primeira vez no evento, estava surpresa. “Não imaginava que era tão grande”, contou. As três destacaram a importância do programa na sua escola, “Adoro o Lendo & Relendo na escola”, afirmou Clauani.

Vera Lucia Nascimento Bastos trouxe a filha Camile (foto). Foi a primeira vez das duas. Mãe e filha moram em Correia Pinto. A menina estuda na escola municipal José do Patrocínio no segundo ano. “Ela [filha] gostou muito dos brinquedos, ano que vem, se pudermos viremos novamente”, garantiu a mãe.

O pai de William (10), aluno da escola Estadual Visconde de Cairú, Antônio de Souza Coelho, esteve no Parque e comentou o interesse do filho pela leitura. “Ele gosta de ler jornal e livros, o programa é bom porque incentiva ele”, contou.

Uma ‘turminha’ muito animada eram os colegas do 5º ano da escola Estadual Belisário Ramos. Camila Abreu (10) e Bruna Castella (11) comentaram que o evento estava “muito legal”. Bruna é do Rio de Janeiro e há seis meses está em Lages. Contou que para ela tudo é novidade, tanto o Parque como o jornal no dia a dia da escola.

Parceiros do Lendo e Relendo no Parque
• 10º BEC
• 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros
• 6º Batalhão de Polícia Militar
• 7ª Gerência Regional de Educação
• Alpa
• Banco da Família
• Ceteg Consultoria Empresarial
• Coopercicla
• Diretran
• Eletro ASPL
• Escola de Artes
• Fundação Cultural
• Fundação Municipal de • Esportes
• Gráfica Araucária
• Grupo de Escoteiros Heliodoro Muniz
• Grupo Marfrig – Seara Alimentos Ltda
• Incobel
• Instituto Paternidade Responsável
• Madepar
• Maxxi Atacado
• Nevatur
• Nova Era TV
• Panificadora e Confeitaria Pádua
• Pelotão de Polícia Ambiental
• Polícia Rodoviária Estadual
• Polícia Rodoviária Federal
• Puris
• Reunidas
• Secretaria Municipal Extraordinária de Assuntos Comunitários
• Secretaria Municipal de Meio Ambiente
• Secretaria Municipal de Saúde
• Secretaria Municipal de Administração
Secretaria Municipal de Educação
• Secretaria Municipal de Turismo
• Semasa
• Sesi
• Sesc
• Sindicato Rural
• Supercenter Angeloni
• Supermercados Alvorada
• Supermercados Martendal
• Supermercados Myatã
• Transul
• Uniplac
• Vara da Infância e Juventude
• Vossko do Brasil
• Kimberly
• Klabin

Lendo & Relendo em números
135 voluntários
Cerca de 50 parceiros
34 escolas
6 instituições

30 ônibus, mais de 100 chegadas ao Parque de Exposições

Equipe do Proerd orientando as crianças e os adolescentes para uma vida saudável longe das drogas. 
Instituto Paternidade Responsável divulgando e orientando os educandos...
Marcos Maronil esteve no evento fazendo caricatura das crianças... Ele desenhou mais de 100 rostinhos!!
Mascote da Klabin "Zeloso" alegrou a criançada!







Banco da Família distribuindo balões e divulgando informações aos participantes.





ALPA com cãoterapia para as crianças. 

As escolas do município de Lages tiveram a maior participação no evento.

Releco, Jornalina e Lageaninho, mascotes do Correio Lageano divertiram a garotada!

A equipe do Corpo de Bombeiros orientou sobre primeiros socorros e também cuidados com o fogo.
  
Nossos amigos do malabares divertiram e tiraram muitas fotos com a galerinha.

O pessoal da ASDF também esteve por lá.
Matheus Estevão e banda agitaram a tarde.

Lembram da cartinha que recebemos? Este é o autor, Wiliian, conversando com a presidente do IJPB Isabel Baggio.
Fonte: Jornal Correio Lageano - Suzane Faita (http://www.clmais.com.br/informacao/40273/) e Blog do Lendo e Relendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário