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terça-feira, 14 de agosto de 2012

Obra sobre Educação Infantil é lançada pela Rede Marista de Solidariedade na 22° Bienal do Livro


A Rede Marista de Solidariedade e o Setor de Pastoral, do Grupo Marista, lançaram no sábado, 11 de agosto, durante a 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, obras sobre as práticas de Educação Infantil, pela Editora Champagnat, no Estande da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU).

Com as experiências e estudos de educadores e pastoralistas a partir de suas práticas na educação infantil Marista, os livros tem como ponto de referência aspectos fundamentais do campo da educação infantil na atualidade. Durante o lançamento também foram realizadas apresentações culturais com o Núcleo Pé de Zamba.

O livro Pastoral na Educação Infantil: Referencial para a ação pastoral-pedagógica foi lançado a partir das 15h. A publicação apresenta uma proposta integrada de educação-evangelização, com a compreensão da criança como sujeito capaz de produzir ideias e sentidos, de expressar opiniões por meio de diferentes linguagens e de compreender e significar suas experiências.


“Ainda que tenhamos como referência as práticas de educação e a evangelização com crianças da Educação Infantil do Grupo Marista, acreditamos que esta abordagem possa ser pertinente a outras instituições de ensino, confessionais ou laicas, cuja preocupação seja educar a partir de valores cristãos”, afirma Marilúcia Antônia de Resende, Assessora do Setor de Pastoral do Grupo Marista.

Já a Rede Marista de Solidariedade - que atua na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes - lançou, a partir das 18h a obra Educação Infantil: Reflexões e práticas para a produção de sentidos.  

A publicação é composta por práticas desenvolvidas nas unidades sociais com Ilustrações e frases das crianças. Além de prefácio escrito por Vital Didonet, professor e especialista em educação infantil, trabalha com políticas públicas de educação, com foco prioritário na política de educação infantil do Brasil e de outros países da América Latina.

De acordo com Viviane Aparecida da Silva, assessora de Ação Social da Rede Marista de Solidariedade, “o livro provoca o leitor sobre temas como formação de professores, organização do espaçotempo, currículo, participação infantil, inclusão, transição para o ensino fundamental, gestão democrática, entre outros”, enfatiza.  

EDUCAÇÃO INFANTIL
Reflexões e Práticas para a Produção de Sentidos
No Brasil, vivenciamos neste século novos espaços para a garantia do direito à educação, resultado dos movimentos sociais e de contribuições de educadores, especialistas e gestores dos sistemas de ensino. Embora ainda tímidos, no que se refere à implantação de políticas públicas que respondam a esse clamor, há indícios de novos cenários para as infâncias e as juventudes. Estudos apontam para uma imagem de criança ativa, competente, agente de participação social, envolvida na construção de sua vida e na produção de cultura. Todavia, a participação infantil dentro das escolas tem se constituído como um desafio que exige novas pedagogias para as infâncias. Esta obra reúne artigos e relatos que apresentam um conjunto de experiências e estudos a partir das práticas de educação infantil Marista, tendo como ponto de referência aspectos fundamentais do campo da educação infantil na atualidade.

PASTORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Referencial para a ação pastoral-pedagógica
Este livro apresenta a sistematização de uma caminhada frente ao desafio de construir uma escola em pastoral. Elaborado a partir de múltiplos olhares e ampla participação, busca redimensionar a compreensão e aprofundar conceitos que embasam o trabalho nos campos pastoral e pedagógico. A criança é compreendida como sujeito capaz de produzir ideias e significados, de expressar opiniões e experiências por meio de diferentes linguagens. Nesse enfoque, busca-se superar a “imposição de verdades” para desenvolver ações baseadas na interlocução, na proposição e discussão de conceitos. O diálogo com a realidade, as relações estabelecidas no âmbito educativo e o modo como as crianças, suas famílias e comunidades entendem e se relacionam com a espiritualidade, a religião e Deus, são pressupostos para o planejamento pastoral. A inculturação, assim, assume um aspecto fundamental de ação evangelizadora com base ecumênica e inter-religiosa, firmada numa postura de permanente diálogo. Ainda que haja referência as práticas de educação e a evangelização com crianças da Educação Infantil do Grupo Marista, essa abordagem pode ser pertinente a outras instituições de ensino, confessionais ou laicas, cuja preocupação seja educar a partir de valores cristãos. 

Fonte: Assessoria de Imprensa/Marista

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