Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Escola Byington Júnior nas Olimpíadas

Após a leitura no blog do Diário na Escola do post “Hemeroteca – fonte de pesquisa” e no jornal impresso, do dia 18 de julho, sobre o que é uma hemeroteca e como se faz, as bibliotecárias do Colégio Estadual de Maringá/PR Alberto Jackson Byington Júnior, Cassia Miya Kato e Priscilla Kelly Bressan, criaram na escola uma hemeroteca sobre as Olimpíadas de Londres 2012. E o que era apenas um trabalho de pesquisa e acervo das bibliotecárias, acabou se transformando em um grande projeto esportivo que envolveu as turmas do ensino fundamental e médio do período da manhã e tarde, em parceria com a professora de educação física, Jordeleide de Lima Leite.
A turma do 9º ano B criou cartazes informativos utilizando a hemeroteca da biblioteca com as reportagens e imagens das Olimpíadas de 2012 de Londres apresentadas pelo jornal o Diário, o caderno de esportes do jornal foi essencial para que os alunos ficassem por dentro das últimas notícias dos esportes olímpicos.
No embalo das olimpíadas o professor de educação física, Fernando Laércio Martins, desde o segundo bimestre desenvolve um trabalho teórico com seus alunos de ensino médio no qual eles tem que dar aulas aos demais colegas sobre os conteúdos estruturantes da educação física: esportes, ginástica, jogos e brincadeiras, danças e lutas, utilizando os recursos multimídias da escola e trabalhando em equipe para aprender enquanto ensinam. Assim esses alunos também entraram no clima de competição olímpica, travando uma disputa entre os grupos sobre quem leciona a melhor aula.
Na sexta-feira uma equipe do 3º ano B levou a turma para fora da escola, em uma igreja próxima, onde ensinaram como se pratica o rapel e o slackline, duas modalidades de esporte radical.
O professor Fernando diz que essas aulas, onde o próprio aluno se torna dono de um conhecimento específico e depois transmite para os demais colegas é gratificante e extremamente positiva, “o aluno faz a chamada, o aquecimento dos colegas, cria uma atividade lúdica, desenvolve o conteúdo e por fim a volta para sala, onde a equipe cria atividades de relaxamento para diminuição da freqüência cardíaca. A turma interage e todos aprendem, quem cria e quem recebe essa aula. Sempre trabalhei assim e os resultados são benéficos e visíveis nas notas e avaliações diárias que faço com os estudantes”, relata Martins.
A escola tem vários atletas mirins, principalmente se tratando do futebol. Jovens talentos como Gustavo Lemes Rubio, do 8º ano A, que joga bola desde os 8 anos de idade e coleciona vários trofeus e medalhas; tem também o aluno Iago de Souza Tavares, do 7º ano A, que também joga futebol e sonha em ir para as Olimpíadas; por fim o mais jovem talento da escolinha Coxa (Curitiba) Leonardo Gabriel Silva Todão, do 8º ano A, começou a treinar na escolinha do coxa em 2010 e no final do ano pretende fazer o teste para o time oficial juvenil curitibano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário