quarta-feira, 29 de agosto de 2012
Escola faz projeto com brinquedos antigos
A reportagem "Imaginar é divertido", publicada pelo suplemento infantil Nossa Vez, do jornal Folha da Região no último dia 15/08, motivou um projeto especial em uma escola de Araçatuba.
Reportagem de Sérgio Teixeira na Folha da Região de hoje (página B4) mostra o trabalho na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Henry Ferraz Homem, do bairro Ipanema, em Araçatuba, que resgata o valor dos brinquedos e brincadeiras antigas.
Diz o texto: "Difícil pensar nas crianças da atualidade, nativas da era digital, se divertindo com um bornal contendo pé na lata, bilboquê, pião, ioiô e outros brinquedos antigos, do tempo dos pais e avós. Mas a cena é realidade para cerca de cem alunos da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Henny Ferraz Homem, no bairro Ipanema, em Araçatuba."
De acordo com o repórter, o projeto pedagógico Túnel do Tempo, iniciado este mês pela equipe escolar, pretende fazer com que os estudantes das quatro turmas de 1° anos conheçam ou reconheçam a cultura popular brasileira por meio daquilo que já foi a diversão dos pais e avós. Também tem o objetivo de trabalhar regras, aguçar a criatividade e envolver a família no processo de ensino e aprendizagem das crianças.
Cada professora fez um bornal com brinquedos antigos. Duas vezes por semana, sorteios são realizados para escolher o aluno que levará a sacola de pano para a casa. O contemplado poderá brincar com os materiais estando sozinho ou na companhia dos familiares. Junto com os brinquedos vai um caderno de orientações com regras de diversas brincadeiras tradicionais. Ao final, o aluno devolve o bornal e mostra seus registros expondo suas preferências e experiências.
O que as professoras perceberam é que as crianças não sabem brincar muito com a imaginação porque estão inseridas no mundo da televisão, videogame e computador.
Fonte: http://lerparacrescer.folhadaregiao.com.br/2012/08/escola-faz-projeto-com-brinquedos.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário