Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Livro "Idade Mídia - A Comunicação reinventada na escola" mostra projeto de mídia em escola paulista

Se você é interessado pela relação mídia - educação, um livro que não pode faltar na sua estante é o novo lançamento da editora Aleph: "Idade Mídia - A Comunicação reinventada na escola", do jornalista Alexandre Le Voci Sayad. Veja mais informações abaixo e espere pela entrevista que faremos com Alexandre e, em breve publicaremos em nosso blog, com mais detalhes sobre a obra!

Idade Mídia - A Comunicação Reinventada na Escola
Alexandre Le Voci Sayad/ Jatobá
Editora: Editora Aleph
Publicação: 2012

Resenha:
No início de 2002, os jornalistas Alexandre Le Voci Sayad e Gilberto Dimenstein propuseram ao Colégio Bandeirantes, em São Paulo, um ousado projeto que prometia lidar com uma era que ainda estava por vir: os estudantes teriam autonomia para conceber e executar um projeto de mídia — sua própria revista — e vivenciariam um ano de experiências em comunicação e expressão. Nascia, assim, o Idade Mídia, antes mesmo da febre dos blogs e das redes sociais. Após mais de uma década, renovando-se com a velocidade dos fatos e da comunicação, o Idade Mídia firmou-se como modelo de uma nova educação em que o jovem é ator na construção do aprendizado, dentro e fora do espaço/tempo da escola formal. O livro apresenta a trajetória do programa e revela sua metodologia; traz depoimentos dos profissionais que colaboraram ao longo dos dez anos de sua existência; e conta algumas das belas histórias dos mais de duzentos alunos que levaram as lições da comunicação para as suas vidas. 
 
Sobre o autor:Alexandre Le Voci Sayad é jornalista e educador, especializado em Direitos Humanos. Desde 1999, dedica-se a projetos interdisciplinares. No jornalismo, colaborou, entre outros veículos, com o jornal O Estado de S. Paulo, a rádio Eldorado-Brasil 3000 e a revista Trip, além da mídia especializada, como revista Educação e o Guia do Estudante. Na área social, foi um dos fundadores da Cidade Escola Aprendiz, da Rede Andi Brasil e da Rede CEP (Comunicação , Educação e Participação), da qual é secretário-executivo.

3 comentários:

  1. Muito interessante! Ansiosa pela entrevista.

    ResponderExcluir
  2. Conheço Alexandre Le Voci através de uma entrevista no You Tube. Ele falava sobre Educomunicação. Aguardo também ansioso.

    ResponderExcluir