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quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Recursos Educacionais Abertos

Uma dica da Débora Sebriam, do blog Internetando (http://deborasebriam.wordpress.com/para quem quer saber mais sobre Recursos Educacionais Abertos - REA, é ir até o endereço http://educacaoaberta.org/wiki/index.php/Caderno_REA e acessar o caderno Recursos Educacionais Abertos voltado para professores. A publicação explica os princípios básicos do REA, como trabalhar com REA, questões legais, etc




Débora deu a oficina Recursos Educacionais Abertos na #EducaParty #CampusParty, no dia 9 de fevereiro, no Parque Anhembi, em São Paulo, e também disponibilizou sua apresentação para os interessados.  É só acessar o link http://www.slideshare.net/deborasebriam/oficina-rea-educaparty

Veja como foi a oficina REA: Recursos Educacionais Abertos



A oficina REA, promovida pelo Instituto Educadigital (IED), liderada por Bianca Santana – Diretora de Educação do IED e por Débora Sebriam do Projeto REA-Brasil e do IED, começou com uma dinâmica e com uma rodada de apresentações dos participantes e constatou-se que a maioria dos estados brasileiros estavam ali representados. A oficina também contou com a presença de membros dacomunidade REA-Brasil, como Carolina Rossini, Tel Amiel e Andreia Inamorato.
Na dinâmica inicial os participantes deveriam se posicionar em uma linha de concordância ou discordância sobre a afirmativa: “autoria é sinônimo de propriedade”. A grande maioria dos presentes se posicionou contrário a afirmativa e um deles trouxe conceitos diferenciando propriedade de autoria, pois para este “a propriedade está associada a bens materias e não para bens imateriais”.
EducaParty 2012
Após a dinâmica inicial, o conceito REA da Unesco foi apresentado e alguns dos presentes tomaram a palavra para ressaltar a necessidade de formatos abertos para a elaboração e compartilhamento de Recursos Educacionais Abertos.
"Recursos Educacionais Abertos são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e o reuso potencial dos recursos publicados digitalmente. Recursos Educacionais Abertos podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software, e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa apoiar o acesso ao conhecimento." UNESCO/COL, com colaboração da Comunidade REA-Brasil (2011)
As 6 licenças Creative Commons disponíveis foram apresentadas e exemplificadas. Duas questões práticas foram colocadas ao grupo:
  • como escolher uma licença do Creative Commons
  • como utilizar ferramentas de busca avançada, como a do Google, para encontrar materiais licenciados abertamente
EducaParty 2012
Após a discussão inicial sobre o conceito e licenciamento aberto de materiais educativos, o grupo realizou um exercício prático no site do Creative Commons e decidiu-se licenciar um plano de aula hipotético. Após responder à duas perguntas básicas, a licença escolhida pelo grupo no exercício foi a CC-BY-NC-SA (Atribuição – Uso não comercial - Compartilhamento pela mesma licença) uma das licenças mais restritivas. Uma discussão foi iniciada sobre os impactos da licença, as dificuldades de interoperabilidade legal com outros projetos REA, fato que resultou um repensar a licença, motivando as pessoas a escolherem licenças mais abertas.
O trabalho de Raffaela Traniello é um exemplo de criação REA e foi exemplo na oficina. Rafaella é uma professora de ensino fundamental na Itália, que é um exemplo de professor autor. Ela estimula a criatividade, colaboração e o compartilhamento criando séries de animação com seus alunos sempre promovendo e fazendo uso de software livre e licenças Creative Commons.
Licenças e compartilhamento continuaram em pauta com uma reflexão sobre o conteúdo do Portal do ProfessorBanco Internacional de Objetos Educacionais, Portal Domínio Público e Plataforma Connexions.
Ao final, os participantes tiveram oportunidade de dar seu depoimento respondendo a pergunta: "o que eu faço na minha prática cotidiana é REA?" Muitos educadores já compartilhavam suas obras criativas na web, entretanto muitos deles, não conheciam REA e as possibilidades de licenciamentos abertos e saíram da oficina empolgados com a possibilidade de colher os frutos de publicar REA.
A oficina foi marcada pela participação constante dos presentes, num debate aberto extremamente rico e foram presenteados pelo Instituto Educadigital com exemplares impressos do Caderno REA para professores e do folder REA.
Saiba mais sobre em Recursos Educacionais Abertos no Blog REA e no Educação Aberta.
Fonte: EducaRede/ Foto: Ricardo Lisboa

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