Considerado uma ferramenta eficiente, o Diário do Alto Tietê complementa a disseminação do conteúdo escolar
Reconhecido pelas autoridades de Poá/SP, o jornal na sala de aula se transformou numa ferramenta de grande utilidade para os educadores desse município. Beneficiados pelo programa “Diário do Alto Tietê – Formando o Cidadão do Futuro”, há aproximadamente três anos, os estudantes conheceram diversos gêneros textuais, se aprimoraram em várias disciplinas e tornaram-se cidadãos mais críticos, opinativos e conscientes de suas responsabilidades.
Incentivados pela Secretaria de Educação de Poá, os profissionais do ensino utilizaram a sua criatividade e trabalharam com a nova ferramenta de maneira inovadora. Para colocar o aprendizado em prática, os estudantes de algumas unidades municipais realizaram jornal-mural, criaram um boletim para a escola e passaram se interessar mais pelo mundo da informação.
Direcionado para crianças dos 6 aos 10 anos, o programa atende as turmas do 1º ao 5º ano. No entanto, a proposta se estende também aos alunos dos ensinos Fundamental II e Médio. Para que a iniciativa seja um sucesso, os professores, coordenadores e diretores são capacitados e orientados mensalmente por uma equipe do veículo de comunicação.
Nos encontros, promovidos todos os meses, os profissionais do ensino dividem as suas experiências, adquirem conhecimentos tanto na área jornalística quanto pedagógica
e aumentam o seu acervo de atividades. Somente no ano passado, o “Diário do Alto Tietê – Formando o Cidadão do Futuro” atendeu cerca de 300 professores e 9 mil alunos. Diariamente, cerca de 25 escolas recebem os exemplares do DAT. No ano passado, 16 mil jornais foram entregues, ampliando o seu público leitor, que não se restringe apenas aos professores e alunos, mas também às famílias desses estudantes, que passam a socializar
a informação entre toda a comunidade.
De acordo com Neicí Simões Custódio Parolin, do Departamento de Ensino Fundamental I da Secretaria de Educação de Poá, o jornal é considerado uma ferramenta inovadora e enriquecedora. “Trazer o jornal para a escola é levar a realidade para as aulas e permitir que os alunos tomem ciência dos fatos, conversem sobre o que foi lido e até desejem criar uma nova realidade para o mundo em que vivem”, destaca.
A iniciativa do Diário do Alto Tietê trouxe uma nova realidade à sala de aula, proporcionando a troca de opiniões entre educadores e alunos, além de expandir o conhecimento de ambos. Para a chefe do Departamento de Núcleo Pedagógico do município, Francisca Bolina Amabis de Moraes, a presença diária do DAT nas escolas incentiva os alunos a se manter informados sobre os fatos dessa cidade. “Os estudantes ficam cientes sobre os acontecimentos do município naquele dia. Além disso, eles passam a comentar com os pais os assuntos lidos na sala de aula”, declarou a educadora poaense.
Capacitações voltam ao cronograma de atividades das escolas da região
Após o término do recesso escolar, a página destinada ao programa “Diário do Alto Tietê – Formando o Cidadão do Futuro” volta ser publicada todas as quartas-feiras. Com isso, as atividades desenvolvidas pelos professores da região serão novamente destacadas nesta editoria, que tem como objetivo destacar os trabalhos desenvolvidos pelo projeto do Diário do Alto Tietê.
Desde a sua primeira edição, no dia 9 de novembro de 2011, foram apresentadas diversas propostas aplicadas pelos educadores ao longo do ano passado. Profissionais engajados com o sistema de ensino e que acreditam que o jornal pode, sim, ajudar na dinamização do processo de aprendizagem.
A partir deste mês, as capacitações, que são realizadas mensalmente, retornam ao cronograma de atividades das escolas da região. Para apoiar o trabalho dos educadores, eles receberão, no primeiro encontro, uma apostila explicativa sobre o programa e com sugestões de atividades, que servirá de material de apoio nesta nova jornada.
Em todos os encontros, uma equipe do Diário do Alto Tietê, formada pela coordenadora-
geral e a coordenadora pedagógica, será responsável por manter os professores atualizados sobre os principais assuntos do mundo educacional. Além disso, os participantes trocarão
experiências sobre o cotidiano vivido nas salas de aula.
Fonte: Diário do Alto Tietê/ Gabriela Pasquale 22/02/2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário